O que um aluno deficiente visual pode ensinar a um professor de física do ensino médio: contribuições da psicologia histórico-cultural

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorBampi, Maria Luiza Furlin-
Autor(es): dc.contributorSbano, Valmir Cândido-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Leonardo Cardeiro Araújo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769472-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação é a apresentação da narrativa de um professor de física do ensino médio acerca do desenvolvimento de uma metodologia para o ensino da termologia, a partir da interpelação feita pela presença de um aluno deficiente visual em sala de aula. Concluiu-se que mais do que recursos adaptativos, é necessária uma metodologia que traga à cena novos modos de relação entre professor e alunos. A presença do aluno deficiente visual trouxe possibilidades de pensar a relação entre conceito cotidiano e conceito científico a partir do conceito de imaginação, segundo a psicologia histórico-cultural de Vigotski. Esse processo é fundamental para a formação do conhecimento científico para todos os sujeitos, deficientes visuais ou não. Esta dissertação então se tornou uma narrativa de uma metodologia para videntes e não videntes. O produto final é uma sequência didática comentada para o ensino da termologia-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is the narrative presentation of a high school physics professor about the development of a methodology for the teaching of thermology from the interpellation made by the presence of a visually impaired student in the classroom. It was concluded that, more than adaptive resources, it is necessary a methodology that brings to the scene, new relation modes between teacher and students. The presence of the visually impaired student brought possibilities of thinking the relation between daily concept and scientific concept from the concept of imagination, according to the Vigotski historical-cultural psychology. This process is fundamental for the scientific knowledge formation for all subjects, visually impaired or not. Then, this dissertation became a methodology narrative for seers and non-seers. The final product is an annotated didactic sequence for the teaching of thermology-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectTermologia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectTermologia-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectThermology-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural psychology-
Palavras-chave: dc.subjectImagination-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Título: dc.titleO que um aluno deficiente visual pode ensinar a um professor de física do ensino médio: contribuições da psicologia histórico-cultural-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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