Pedagogia Social e práticas docentes diante de alunos em vulnerabilidade social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorMorgan, Karine Vichiett-
Autor(es): dc.contributorGuedes, Elizabeth da Silva-
Autor(es): dc.creatorFranco, Suzana Diniz Brunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769467-
Descrição: dc.descriptionA escola contemporânea ocupa um papel complexo na sociedade brasileira, questão que vem exigindo mudanças significativas no processo de ensino e no perfil do professor, a fim de responder às demandas e proporcionar um ambiente escolar inclusivo. Dessa forma, essa dissertação, fundamentada na Linha de Pesquisa: Política, Educação, Formação e Sociedade (PEFS), se propôs a refletir sobre as práticas docentes utilizadas com alunos em vulnerabilidade social, a partir dos apontamentos da Pedagogia Social, problematizando os caminhos de atuação docente para interferir nessa realidade. O primeiro objetivo específico consistiu em desvelar as situações de vulnerabilidade enfrentadas pelos docentes nas salas de aula, considerando seu local de pertencimento e sua realidade social. O segundo objetivo foi analisar as práticas pedagógicas realizadas, a fim de agir positivamente frente a essas situações. Por fim, o terceiro objetivo buscou indicar hiatos e lacunas existentes, bem como possíveis alternativas para a melhoria da política de educação. Para tanto, a pesquisa baseia-se, metodologicamente, em um estudo qualitativo e bibliográfico de cunho exploratório, fundamentado em Freire (1996, 2011), Demo (1998), Caliman (2011), Graciani (2014), Araújo (2015, 2020) entre outros. Como instrumento de coleta, foram realizadas entrevistas com professores do Ensino Fundamental da escola municipal Darcílio Dias. Respeitando o isolamento social devido à pandemia da COVID- 19, as entrevistas aconteceram pelo aplicativo Google Meet. Os levantamentos apontaram que as práticas abordadas pelas docentes, possuem intervenções limitadas frente às questões vivenciadas e os resultados esperados delas, nem sempre proporcionando a construção da autonomia e da criticidade discente. Assim é necessário investimentos em políticas educacionais que visem desenvolver e preparar o professor, bem como o ambiente educacional a fim de proporcionar momentos de inclusão e autonomia a alunos em situação de vulnerabilidade social.-
Descrição: dc.descriptionThe contemporary school occupies a complex role in brazilian society, an issue that has been demanding significant changes in the teaching process and in the teacher's profile, in order to respond to demands and provide an inclusive school environment. thus, this dissertation, based on the line of research: politics, education, training and society (pefs), proposed to reflect on the teaching practices used with students in social vulnerability, based on the notes of social pedagogy, problematizing the paths of teaching performance to interfere in this reality. the first specific objective consisted of revealing the situations of vulnerability faced by teachers in classrooms, considering their place of belonging and their social reality. the second objective was to analyze the pedagogical practices carried out, in order to act positively in the face of these situations. finally, the third objective sought to indicate existing gaps and gaps, as well as possible alternatives for improving the education policy. therefore, the research is methodologically based on a qualitative and bibliographical study of an exploratory nature, based on Freire (1996, 2011), Demo (1998), Caliman (2011), Graciani (2014), Araújo (2015, 2020 ) between others. as a data collection instrument, interviews were conducted with elementary school teachers at the municipal school Darcílio Dias. respecting social isolation due to the covid-19 pandemic, the interviews took place through the google meet application. the surveys indicated that the practices addressed by the teachers have limited interventions in the face of the issues experienced and the expected results from them, not always providing the construction of student autonomy and criticality. thus, it is necessary to invest in educational policies aimed at developing and preparing the teacher, as well as the educational environment in order to provide moments of inclusion and autonomy to students in situations of social vulnerability.-
Descrição: dc.description122 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Social-
Palavras-chave: dc.subjectVulnerabilidade Social-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Docentes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia social-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducation Policy-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Vulnerability-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Practices-
Título: dc.titlePedagogia Social e práticas docentes diante de alunos em vulnerabilidade social-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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