O que está em jogo no jogo : cultura, imagens e simbolismos na formação de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0-
Autor(es): dc.contributorFontoura, Helena Amaral da-
Autor(es): dc.contributorCPF:85997552772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8-
Autor(es): dc.contributorLinhares, Célia Frazão Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:33901384715-
Autor(es): dc.contributorGomes, Cleomar Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCPF:45654599922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354-
Autor(es): dc.creatorNhary, Tania Marta Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769466-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa buscou compreender os sentidos dos jogos para professores em formação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ. Como base teórica, foi utilizada a perspectiva da socioantropologia do cotidiano de Michel Maffesoli e o paradigma da complexidade de Edgar Morin, para explicitar a cultura e os simbolismos revelados nas vivências de jogos destes sujeitos, apreendendo os sentidos e significados da relação jogo-educação.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que, como instrumentos de registros do cotidiano, utilizou questionários , entrevistas e fragmentos de histórias de vida, tendo a narrativa como método. Desta forma, nesta investigação fenomenológica compreensiva, foi possível captar e apreender o sistema simbólico, através das imagens evocadas pelos sujeitos da pesquisa, assinalando um ideário pedagógico em relação ao jogo na escola que o remete à noções apolíneas e dionisíacas, de forma concorrente, antagônica e complementar. Instaurou-se, assim, uma mudança de olhar onde o pensamento simbólico/mitológico ganha valor e sentido , evidenciando a crise do paradigma clássico de simplificação, substituindo-o pelo paradigma da complexidade sociocultural. Como principais conclusões, constata-se que O que está em jogo no jogo para estes alunos em formação é a tensão entre compreender o jogo como recurso metodológico, logo com intencionalidade pedagógica, e o jogo como atividade recreativa, considerando-o, no entanto, como fenômeno sócio-cultural revelador dos modos de sentir, pensar e agir. Destaca-se, também, uma reflexão quanto à perspectiva epistemológica dos saberes e práticas lúdicas na formação docente, que implica em propostas de políticas públicas e (re)construções de conhecimentos, que dêem aos jogos e brincadeiras um papel relevante no âmbito educacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO que está em jogo no jogo : cultura, imagens e simbolismos na formação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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