Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Iduína Edite Mont'alverne Braun | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Helena Amaral da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:85997552772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Linhares, Célia Frazão Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33901384715 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Cleomar Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:45654599922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0686803544879354 | - |
Autor(es): dc.creator | Nhary, Tania Marta Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17641 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769466 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa buscou compreender os sentidos dos jogos para professores em formação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ. Como base teórica, foi utilizada a perspectiva da socioantropologia do cotidiano de Michel Maffesoli e o paradigma da complexidade de Edgar Morin, para explicitar a cultura e os simbolismos revelados nas vivências de jogos destes sujeitos, apreendendo os sentidos e significados da relação jogo-educação.Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que, como instrumentos de registros do cotidiano, utilizou questionários , entrevistas e fragmentos de histórias de vida, tendo a narrativa como método. Desta forma, nesta investigação fenomenológica compreensiva, foi possível captar e apreender o sistema simbólico, através das imagens evocadas pelos sujeitos da pesquisa, assinalando um ideário pedagógico em relação ao jogo na escola que o remete à noções apolíneas e dionisíacas, de forma concorrente, antagônica e complementar. Instaurou-se, assim, uma mudança de olhar onde o pensamento simbólico/mitológico ganha valor e sentido , evidenciando a crise do paradigma clássico de simplificação, substituindo-o pelo paradigma da complexidade sociocultural. Como principais conclusões, constata-se que O que está em jogo no jogo para estes alunos em formação é a tensão entre compreender o jogo como recurso metodológico, logo com intencionalidade pedagógica, e o jogo como atividade recreativa, considerando-o, no entanto, como fenômeno sócio-cultural revelador dos modos de sentir, pensar e agir. Destaca-se, também, uma reflexão quanto à perspectiva epistemológica dos saberes e práticas lúdicas na formação docente, que implica em propostas de políticas públicas e (re)construções de conhecimentos, que dêem aos jogos e brincadeiras um papel relevante no âmbito educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O que está em jogo no jogo : cultura, imagens e simbolismos na formação de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: