Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Letícia Batista da | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Adrianyce Angélica Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moratori, Raquel Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Letícia Cardoso Grigorio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31906 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769465 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso se dedicou a fazer uma análise da atuaçãodo Serviço Social nas organizações não governamentais (ONGs), no campo da assistência social, à luz da experiência desta graduanda no campo de estágio voltadoao público infanto juvenil. O campo de estágio foi a instituição Fundação Gol de Letra (FGL), atuante na Política Nacional de Assistência Social. Buscamos abordar, a partirde documentos e de nossa experiência como estagiária, o Serviço Social nesta instituição e os movimentos e mudanças vivenciados por este, com o enfoque no Programa Jogo Aberto, o qual a estagiária atuou. O estudo visou identificar alguns dos dilemas e desafios no cotidiano das intervenções do Serviço Social nas expressões da questão social tendo as organizações não governamentais comoespaço sócio-ocupacional. buscado esboçar tópicos que pudessem auxiliar na construção histórica das demandas do público-alvo deste TCC e das mazelas que os mesmos sofreram até serem considerados sujeitos de direito. Foi também realizado um resgate histórico do processo de reconhecimento das crianças e adolescentes como cidadãos até a formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente e a consolidação da proteção integral à criança com seus desdobramentos no campo jurídico. Compreendemos que as ONGs são lugares de contradições e disputas de projetos societários, ou seja, ao mesmo tempo em que há as pressões da lógica mercantilista e privatista no trato da questão, há pressões relacionadas aos direitos sociais, discursos e ações ligadas à cidadania, projetos profissionais que trazem consigo suas reivindicações. | - |
Descrição: dc.description | This course conclusion work was dedicated to analyse the performance of Social Workin non-governmental organizations, in the field of social assistance, according to this graduate student's experience in the field of internship aimed at children and youth. The internship field was the institution Fundação Gol de Letra (FGL), active in the National Social Assistance Policy. We seek to address, based on documents and our experience as an intern, the Social Service in this institution and the movements and changes experienced by it, with focusing on the Open Game Program, which the intern worked on. The study aimed to identify some of the dilemmas and challengesin the daily life of Social Work interventions in the expressions of the social question, having non-governmental organizations as a socio-occupational space, seeking to outline topics that could help in the historical construction of the demands of the targetaudience of this course conclusion work and the ills that they had suffered until they were considered subjects of right. A historical rescue of the process of recognition of children and adolescents as citizens until the formulation of the Statute of Children andAdolescents and the consolidation of full protection for children with its developments in the legal field was also carried out. We understand that NGOs are places of contradictions and disputes over societal projects, that is, at the same time that there is pressure from the mercantilist and privatist logic in dealing with the issue, there is pressure related to social rights, discourses and actions linked to citizenship, professional projects that bring their demands with them. | - |
Descrição: dc.description | 59 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizações não governamentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de assistência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Público infanto juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | ONG | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-governmental organizations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social assistance policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juvenile audience | - |
Título: dc.title | Estágio em uma ONG: discutindo a atuação do serviço social voltada ao público infantojuvenil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: