Escrever com um punhal plantado na garganta: uma leitura de Anima, de Wajdi Mouawad

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPorto, Maria Bernadette Thereza Velloso-
Autor(es): dc.contributorRocha, Vanessa Massoni da-
Autor(es): dc.contributorPortilho, Carla de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorSousa, Renato Venancio Henrique de-
Autor(es): dc.contributorRassier, Luciana Wrege-
Autor(es): dc.creatorVieira, André Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30351-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769463-
Descrição: dc.descriptionA presente tese analisa a violência na poética do escritor Wajdi Mouawad, em especial, em seu romance Anima (2012), sob três grandes eixos temáticos: exílio, guerra e memória. A Guerra Civil no Líbano (1975-1990) provocou cicatrizes tanto nos exilados, obrigados a abandonar seu país natal, quanto naqueles que lá permaneceram, deixando o trauma e o dever de memória como herança a todas as gerações posteriores. Alguns traumatizados, diante de sua ferida, preferem guardar o silêncio sobre os acontecimentos, já para outros é extremamente necessário se manifestar para dar vazão a sua dor e poder elaborar a memória recalcada. Desta maneira, o trabalho investiga de que forma a experiência traumática é expressa em um romance quase inteiramente narrado por animais. A narrativa animal evoca a tradição francófona da fábula que será posta em diálogo com outros gêneros literários presentes na tessitura da obra, tais como, o romance centrado em um fait divers e o road novel. Cada um destes gêneros será confrontado a uma violência particular, respectivamente, a de gênero e a colonial contra as populações indígenas. Por fim, o romance testemunhal será analisado de maneira a perceber como a transmissão às gerações futuras impede que a violência se eternize como forma de vingança, já que para autores como René Girard, um ato de brutalidade gera outro como resposta mimética. Ao final, deseja-se responder à pergunta que norteia todas as reflexões presentes na tese: Como é possível suplantar o desejo de vingança e, deste modo, por fim à barbárie? Para tal intento, serão utilizados os pensamentos de Pierre Bourdieu, Aleida Assmann, Zilá Bernd, Maria Bernadette Porto, dentre outros.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes the concept of violence in Wajdi Mouawad’s poetical work, especially, in his novel Anima (2012), under three major themes: exile, war and memory. The Civil War in Lebanon (1975-1990) left scars on both the exiles, forced to leave their native country, and on those who remained there, leaving the trauma and the duty of memory as a heritage to all later generations. Some traumatized people, in the face of their wound, prefer to keep the silence about the events, while for others it is extremely necessary to express their pain and to be able to elaborate the repressed memory. In this way, the work investigates how the traumatic experience is expressed in a novel almost entirely narrated by animals. The animal narrative appeals to the francophone tradition of the fable that will be put in dialogue with other literary genres present in the fabric of the text, such as the novel centered on a fait divers and the road novel. Each of these genres will be confronted with a particular violence, respectively, gender and colonial against indigenous populations. Finally, the testimonial novel will be analyzed in order to understand how the transmission to future generations prevents violence from becoming eternal as a form of revenge, since for authors like René Girard, an act of brutality generates another as a mimetic response. In the end, we want to answer the question that guides all the reflections present in the thesis: How is it possible to overcome the desire for revenge and, in this way, to put an end to barbarism? For this purpose, the thoughts of Pierre Bourdieu, Aleida Assmann, Zilá Bernd, Maria Bernadette Porto, among others, will be used.-
Descrição: dc.description218 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectWajdi Mouawad-
Palavras-chave: dc.subjectAnima-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectExílio-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectMouawad, Wajdi, 1968--
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectWajdi Mouawad-
Palavras-chave: dc.subjectAnima-
Palavras-chave: dc.subjectViolence-
Palavras-chave: dc.subjectExile-
Palavras-chave: dc.subjectWar-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Título: dc.titleEscrever com um punhal plantado na garganta: uma leitura de Anima, de Wajdi Mouawad-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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