Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Cláudia Cruz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Teló, Fabrício | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Yohanan Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9885 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769455 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre o material jornalís t ico da Folha de S. Paulo, no ano de 2015, observando o tratamento dado pelo jornal ao ciclo de ocupações ocorridas em escolas no estado de São Paulo, tanto nos editoriais, quanto em outros gêneros. O presente estudo se inscreve como uma tentativa de investigar a ação e a intervenção política do jornal durante o período em que ocorreram as ocupações, por meio da expressão de sua opinião. A análise ocorre em um contexto em que o crescente número de escolas ocupadas é a pauta central nos editoriais de educação durante os meses de novembro e dezembro de 2015 dos principais jornais e revistas da mídia convencio na l e alternativa. O foco do artigo será a produção da notícia sobre as ocupações da escola a partir da Folha de S. Paulo, de modo a apresentar um campo de tensões entre atores sociais, onde se encontram situados estudantes das escolas estaduais ocupadas e apoiadores, o governo e a mídia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Folha de São Paulo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupacão do território | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notícia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Título: dc.title | As ocupações de escolas e a Folha de S. Paulo em 2015 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: