Construção de uma sequência didática com enfoque CTSA, a partir de uma investigação sobre o uso de experimentos por professores de química do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Raiane Dandara Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6657374445349463-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0128628123666252-
Autor(es): dc.creatorBauman, Alessandra Kiraly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769448-
Descrição: dc.descriptionA contextualização no ensino de Química pode ser utilizada por professores como um meio de permitir que os alunos não somente relacionem os conteúdos dessa disciplina com fenômenos do cotidiano, mas também compreendam a realidade de forma crítica. A fim de ampliar essa visão, de estabelecer uma relação entre a teoria e a prática e de promover uma maior participação dos alunos, experimentos podem ser empregados na prática docente. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar, por meio de uma pesquisa com perguntas abertas e fechadas (mista), as concepções e a aplicabilidade da experimentação e da contextualização por professores de Química. Para isso, foi realizada uma coleta de dados, por meio de um questionário online preenchido por professores de Química do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa demonstraram que os docentes reconhecem a importância do uso de experimentos no ensino de Química, mas acabam não os utilizando com tanta frequência devido à falta de reagentes, equipamentos e vidrarias. Além disso, constatou-se que a grande maioria dos docentes entende que a contextualização se trata apenas de uma relação superficial entre o conhecimento científico e fatos do dia a dia. Assim, com a finalidade de demonstrar a possibilidade de uma prática de ensino contextualizado, que considere a realidade de atuação dos professores, apresentou-se uma proposta de sequência didática com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e com um experimento de baixo custo, envolvendo o conteúdo de processos de separação de misturas e a temática da Escassez e Uso Racional da Água. Com esse trabalho espera-se contribuir para futuras pesquisas, bem como o desenvolvimento de práticas de ensino que visem à formação cidadã dos alunos e que superem as limitações intrínsecas da realidade escolar-
Descrição: dc.descriptionContextualization in Chemistry teaching can be adopted by teachers as a means to allow students to not only relate the contents of the subject with daily phenomena, but also understand reality with a critical eye. In order to widen this vision, establish a relationship between theory and practice and stimulate more interaction of students, experiments can be adopted in teaching practice. Thus, this work sought to investigate through a research with open and closed questions (mixed) the conceptions and applicability of experimentation and contextualization by Chemistry teachers. Data was collected via an online questionnaire filled out by High School Chemistry teachers at the public school network at Rio de Janeiro State. The research results have shown that teachers recognize the importance of using experiments in Chemistry teaching, but end up not using this as frequently due to lack of reagents, materials and glass. Also, it has been found that the majority of teachers reckons that contextualization is about a superficial relationship between scientific knowledge and daily facts. Thus, aiming to demonstrate the possibility of a contextualized teaching practice, which considers the reality of the teaching environment, a proposal of didactic sequence with STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach and with a low-cost experiment has been presented, comprising the content of process for separation of mixtures and the subject of Scarcity and Rational Use of Water. With this work, one hopes to contribute to future research, as well as the development of teaching practices aiming to bring concepts of citizenship to students and to overcome the intrinsic limitations of the present schooling environment-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento de baixo custo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de química-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectLow-cost experiment-
Título: dc.titleConstrução de uma sequência didática com enfoque CTSA, a partir de uma investigação sobre o uso de experimentos por professores de química do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.