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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Prestes, Zoia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Santiago, Mylene Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Tunes, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Leni dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:23:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:23:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769442 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como o objetivo investigar histórias de vida de pessoas de poucas letras marcadas pelo preconceito na sociedade brasileira. Baseou sua fundamentação teórica, principalmente, em Paulo Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão, Maria Clara Di Pierro e Alceu Ravanello Ferraro para discutir a questão do analfabeto como sujeito estigmatizado na sociedade grafocêntrica. Buscou, por meio de levantamento bibliográfico de entrevistas e narrativas de Histórias de Vida, analisar esse preconceito. Concluiu que as pessoas que não sabem ler e não sabem escrever ou que têm pouco domínio da leitura e da escrita sofrem preconceitos e são estigmatizadas como cegas, incapazes e sem conhecimentos. No entanto, podem lutar, viver e vencer, apesar das marcas impostas pela sociedade excludente. Esse preconceito tem base histórica e não se resolve por meio da alfabetização, pois o maior problema no Brasil encontra-se nas desigualdades sociais e educacionais que excluem a população negra e pobre. A educação oferecida para essa minoria tem produzido analfabetos funcionais. Assim, a educação no Brasil precisa ser pensada do ponto de vista também dessas pessoas para poder atender à necessidade do nosso povo excluído | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The present research had the objective of investigating the life stories of people of few letters marked by prejudice in Brazilian society. Its theoretical foundation was based, mainly, on Paulo Freire, Ana Maria de Oliveira Galvão; Maria Clara Di Pierro and Alceu Ravanello Ferraro, to discuss the issue of the illiterate as a stigmatized subject in the grafocentric society. It searched through bibliographical research, interviews and narratives of Life Stories to analyze this prejudice. It concluded that people who cannot read and do not know how to write or who have little mastery of reading and writing suffer prejudice and are stigmatized as blind, incapable and without knowledge. However, they can fight, live and win, despite the marks imposed by the exclusionary society. This prejudice has a historical basis and is not solved through literacy, since the greatest problem in Brazil lies in the social and educational inequalities that exclude the black and poor population. The education offered to this minority has produced functional illiterates. Education in Brazil needs to be also thought from the point of view of these people, in order to meet the needs of our excluded people | - |
Descrição: dc.description | 129 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adulto analfabeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analfabetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prejudice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Illiterate adult | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Título: dc.title | Adulto analfabeto ou pessoa de poucas letras?: cantando e contando históricas de vidas marcadas pelo pré-conceito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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