Análise de sinais em Libras referentes ao ensino de atomística

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorReis, Ivoni de Freitas-
Autor(es): dc.creatorPinto, Kaique da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:23:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:23:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22470-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769436-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho tem como tema o Ensino de Química para Surdos. Apesar de se observar uma expansão do léxico em Libras, ainda há uma escassez de sinais, principalmente nas áreas de Ciências, como a Química. Mesmo não sendo garantia de um processo de ensino e aprendizagem coerente e conciso, é necessário cada vez mais ampliar o léxico da Química, porém muitas vezes existem sinais que acabam representando os conceitos de forma equivocada. Assim, professores e intérpretes acabam tendo seu trabalho dificultado e o estudante prejudicado no processo de aprendizagem científica. Pensando nisso, esse trabalho parte da proposta de uma pesquisa inicial em torno de termos de sinais de Química em aplicativos, dicionários, trabalhos acadêmicos, glossários, sinalários e sites da internet. Assim, em meio à busca pelas plataformas mencionadas, a única área da Química com uma quantidade considerada satisfatória foi a área de Atomística, totalizando em nove sinais específicos. E em seguida, foi realizada uma reflexão sobre a utilização desses sinais nas aulas de Química. A metodologia consistiu em uma abordagem de natureza qualitativa com uma vertente do tipo exploratória. Através do referencial teórico pode-se refletir que apesar da carência de sinais na área, existem outras práticas que utilizam a estrutura da própria língua como forma de garantir um processo de ensino ativo e reflexivo. Com os resultados da pesquisa pode-se perceber que esse trabalho para além de trazer contribuições e apontamentos importantes para área, mostra que não são todos os sinais encontrados que devem ser utilizados em uma aula de Química, pois podem levar a distorções e interpretações equivocadas dos conceitos. E também, como é importante que os grupos de pesquisas estejam interligados como os grandes centros de referência da língua, a fim de evitar com que diversos sinais sejam criados para o mesmo conceito científico. Por fim, pode-se afirmar que a Libras não é uma língua que possui uma defasagem científica, assim como qualquer outra língua ela evolui conforme seus falantes vão ocupando diversos espaços.-
Descrição: dc.descriptionThis work has as its subject the Teaching of Chemistry for the Deaf. Despite the expansion of the lexicon in Libras, there is still a shortage of signs, especially in the areas of Sciences, such as Chemistry. Even though it is not a guarantee of a coherent and concise teaching and learning process, it is necessary to increasingly expand the lexicon of Chemistry, but many times there are signs that end up representing the concepts in a wrong way. Thus, teachers and interpreters end up having their work hindered and the student harmed in the process of scientific learning. With this in mind, this work is part of the proposal for an initial research around terms of Chemistry signs in applications, dictionaries, academic papers, glossaries, signs and internet sites. Thus, amid the search for the mentioned platforms, the only area of Chemistry with a quantity considered satisfactory was the area of Atomistics, totaling nine specific signs. Then, there was a reflection on the use of these signs in Chemistry classes. The methodology consisted of a qualitative approach with an exploratory approach. Through the theoretical framework it can be reflected that despite the lack of signs in the area, there are other practices that use the structure of the language itself as a way to guarantee an active and reflective teaching process. With the results of the research it can be seen that this work, in addition to bringing important contributions and notes to the area, shows that not all the signs found should be used in a Chemistry class, as they can lead to distortions and misinterpretations of concepts. And also, how important it is that research groups are interconnected as the major centers of reference of the language, in order to prevent different signs from being created for the same scientific concept. Finally, it can be said that Libras is not a language that has a scientific gap, just like any other language, it evolves as its speakers occupy different spaces.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de surdos-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectVocabulário científico-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSurdo-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf education-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectScientific vocabulary-
Título: dc.titleAnálise de sinais em Libras referentes ao ensino de atomística-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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