NOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO MUSICAL E CONSUMO: Um estudo sobre as mudanças ocorridas com o advento das plataformas digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Leandro José Luz Riodades de-
Autor(es): dc.contributorCPF:54410103622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5441010369253243-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Valterlei Borges de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769398-
Descrição: dc.descriptionRecent changes in the music market, especially from the development and popularization of the internet, have changed substantially the current models involving the music business. From the old model, driven by major labels, we started a new era, still full of uncertainties, however, recasting the whole picture and opens up a range of possibilities for musicians who are out of the big circuit, mainly from the varied channels of communication available on the network via new media platforms. The vision of musicians that are being built from these tools, as well as the vision of the music industry itself, shows us what is at stake with these changes, which among other things stand out: readjustment of the whole sociocultural system involving the supply chain and cultural industry and the framing of current discussions around the economy and cultural production, which often turns out to produce a new approach to cultural studies and contemporary cultural criticism. As results, we conclude that indeed the changes highlighted from the popularization of the Internet and digital tools are reshaping the entire system of the recording industry. The legacy of decades of previous business model brings very strong practices and possibly still take considerable time to be abandoned. This transformation has been hindered, because we are still adjusting ourselves to these changes and still there is no one model that serves as a key basis for this new market reality-
Descrição: dc.descriptionAs recentes mudanças ocorridas no mercado fonográfico, especialmente a partir do desenvolvimento e popularização da internet, mudaram substancialmente os modelos vigentes de negócio envolvendo a música. Do antigo modelo guiado pelas grandes gravadoras, passamos a um novo momento, ainda repleto de incertezas, porém, que reformula todo o cenário e abre uma gama de possibilidades para os músicos que estão fora do grande circuito, principalmente a partir dos variados canais de comunicação disponibilizados na rede via novas plataformas de mídia. A visão de músicos que estão se construindo a partir dessas ferramentas, assim como a visão da própria indústria fonográfica, nos mostra o que está em jogo com essas mudanças, que, entre outras coisas podemos destacar: readequação de todo o sistema sociocultural envolvendo a cadeia produtiva e a indústria cultural vigente e reformulação das discussões em torno da economia e da produção cultural, o que muitas vezes acaba por desembocar numa nova abordagem sobre os Estudos Culturais e a crítica cultural contemporânea. Como resultado da pesquisa, podemos concluir que, de fato, as mudanças apontadas com a popularização da internet e as ferramentas digitais estão remodelando todo o sistema da indústria fonográfica. A herança trazida de décadas do modelo de negócio anterior traz práticas muito fortes que possivelmente ainda levarão um tempo considerável para serem abandonadas. Toda esta transformação é dificultada pelo fato de ainda estarmos nos adaptando a essas mudanças e de ainda não haver um modelo-chave que sirva como base para essa nova realidade de mercado-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciência da Arte-
Publicador: dc.publisherTeoria da Arte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica, Mídia, Internet, Produção Musical, Consumo Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMusic, Media, Internet, Music Production, Consumption Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::OUTROS-
Título: dc.titleNOVOS MODELOS DE PRODUÇÃO MUSICAL E CONSUMO: Um estudo sobre as mudanças ocorridas com o advento das plataformas digitais-
Título: dc.titleNEW MODELS OF MUSICAL PRODUCTION AND CONSUMPTION: A study on the changes with the advent of digital platforms-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.