TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE AMPLIAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PRIVADAS DE NITERÓI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Angela Maria Abreu de-
Autor(es): dc.contributorCPF:42223322222-
Autor(es): dc.contributorMotta, Ana Lucia Torres Seroa da-
Autor(es): dc.contributorCPF:49558161772-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Carlos Machado de-
Autor(es): dc.contributorCPF:89639622222-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Roberta Matos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769397-
Descrição: dc.descriptionThis study proposes a transdisciplinary approach to environmental education as an instrument of knowledge aggregator and enhancer through an investigative study on the level of environmental awareness of 220 students in eighth and ninth years of elementary school of 6 (six) of the private networks of schools Oceanic Region of Niterói city. Additionally, clarifications were sought and researched school teaching positions on environmental issues and what methods are used to increase the environmental awareness of students. In preparing the study used the methodology of field research, consisting of interviews with educational coordinators, questionnaires to students and teachers. The observation on the premises of schools served as a complement to research about the involvement of schools in relation to environmental awareness of students. After analyzing the data presented in the results, the survey showed an average percentage of 58.8%, corresponding to an index of environmental awareness of the 178 students in eighth and ninth years of basic education of the five (5) private schools in the city of Niteroi. An educational institution has been excluded from the overall assessment of the environmental awareness of students, depending on imposing limits on themselves, making the implementation of standardized research instruments. In the results, the interdisciplinary approach was manifested by the teachers and coordinators, as a method of expanding the environmental awareness of pupils in these schools. However, it was evident that the approach is guided predominantly found in the Multi-disciplinary approach. Given these misconceptions, a policy proposal to transdisciplinary teaching environmental education in schools brings its contribution to overcoming the knowledge barriers and unifying knowledge, so that environmental issues can be contextualized within and across curriculum subjects. This approach not only broadens the students' knowledge and stimulates critical view on building values and principles appropriate to environmental preservation.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe uma abordagem transdisciplinar da Educação Ambiental como um instrumento agregador e potencializador de conhecimento através de um estudo investigativo sobre o nível de conscientização ambiental de 220 alunos do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental de 6 (seis) escolas das redes privadas da Região Oceânica da cidade de Niterói. Além disso, buscaram-se os esclarecimentos e posicionamentos pedagógicos das escolas pesquisadas acerca das questões ambientais e que métodos são utilizados para ampliar a conscientização ambiental dos alunos. Para a elaboração do estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo, composta por entrevistas realizadas com os coordenadores pedagógicos, questionários aplicados aos alunos e professores. A observação nas dependências das escolas serviu como um complemento de investigação a respeito do comprometimento das escolas em relação à conscientização ambiental dos alunos. Após análise dos resultados, a pesquisa demonstrou uma média percentual geral de 58,8%, correspondendo a um índice médio de conscientização ambiental dos 178 alunos do 8o e 9o ano do Ensino Fundamental das 5 (cinco) escolas privadas da cidade de Niterói. Uma instituição de ensino foi excluída do cômputo geral na avaliação da conscientização ambiental dos alunos, em função da imposição de limites próprios, dificultando a aplicação padronizada dos instrumentos da pesquisa. Nos resultados encontrados, a abordagem interdisciplinar se manifestou, pelos professores e coordenadores, como metodologia de ampliação da conscientização ambiental dos alunos nestas escolas. No entanto, ficou evidente que a abordagem predominantemente encontrada se pautou na Multidisciplinaridade. Diante desses equívocos, uma proposta de inserção da política pedagógica transdisciplinar da Educação Ambiental nas escolas traz a sua contribuição ultrapassando as barreiras do conhecimento e unificando saberes, de modo que as questões ambientais possam ser contextualizadas no interior e através das disciplinas curriculares. Essa abordagem não só amplia o conhecimento dos alunos, bem como estimula a visão crítica na construção de valores e princípios adequados à preservação ambiental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Awareness-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleTRANSDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE AMPLIAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PRIVADAS DE NITERÓI-
Título: dc.titleTRANSDISCIPLINARITY:AN APPROACH TO ENVIRONMENTAL EDUCATION AS AN INSTRUMENT FOR EXPANSION OF STUDENT ENVIRONMENTAL AWARENESS THE ELEMENTARY SCHOOL OF PRIVATE SCHOOLS OF NITERÓI.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.