Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ochi, Luiz Satoru | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:31609080822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9171815778534257 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Simone de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:30120908222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5202429302236084 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Celso da Cruz Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34620081022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3614186131432854 | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Nair Maria Maia de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:20926839772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787268Y0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Aloise, Dario José | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:37230900822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7266011798625538 | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Luciana Brugiolo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769396 | - |
Descrição: dc.description | The Vehicle Routing Problem (VRP) consists of minimizing the cost of supplying a set of customers by a fleet of vehicles operating from a central depot. Several versions of the VRP have been studied in the literature modeling practical applications that present specific objectives and constraints. One of these versions does not oblige that all customers are visited, i.e., only a subset of them may be supplied. Another class of VRP, called Period Vehicle Routing Problem (PVRP) deals with the problem of designing the visits to the customers for each day of a given period. This work presents a model for a real application found in the Northeastern part of Brazil concerning the exploitation of oil in onshore oil wells by joining the constraints found in these two problems. The proposed model called The Period Bump Mobile Units Routing Problem (PBMURP) differs from the well-known PVRP in several aspects. One major difference between them, responsible for increasing the complexity of the problem, is that, in the PBMURP, the number of visits required by a customer during the period is not previously determined. In this work, are proposed a mathematical formulation describing the PBMURP as an linear programming problem and GRASP heuristics including pure and hybrid versions. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | O Problema de Roteamento de VeÌculos (PRV) consiste em minimizar o custo de atender um conjunto de clientes à partir de uma frota de veículos localizados num depósito central. Várias versões deste problema tem sido estudadas na literatura modelando diferentes aplicações práticas que apresentam objetivos e restrições específicas. Uma destas versões, não obriga a presença de todos os clientes numa solução, ou seja, neste caso, apenas um subconjunto dos clientes devem fazer parte de uma solução viável. Uma outra classe do PRV denominado Problema de Roteamento Periódico de Veículos (PRPV) trata do problema de alocar visitas de clientes para cada dia de um horizonte de planejamento. Esta dissertação apresenta um modelo que reúne restrições destes dois problemas para a solução de uma aplicação real encontrada na região nordeste do Brasil associada à explotação de óleo em poços petrolíferos. O modelo proposto denominado Problema de Roteamento Periódico de Unidades Móveis de Pistoneio (PRP-UMP) difere dos demais PRPV em diversos aspectos. Uma diferença fundamental, é que no PRP-UMP, o número de visitas a cada cliente no período não é previamente definido, aumentando com isso a complexidade do problema abordado. Neste trabalho, são propostos: uma formulação matemática descrevendo o PRP-UMP como um problema de programação linear e versões puras e hibridas da heurística GRASP. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação | - |
Publicador: dc.publisher | Computação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heurística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metaheurística GRASP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heurísticas GRASP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização combinatória (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caixeiro viajante periódico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteamento de unidades móveis de pistoneio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteamento periódico de veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Heurísticas GRASP para um problema de roteamento periódico de veículos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: