Fagulhas: o processo criativo do projeto de Arquitetura com a contribuição da fenomenologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHolzer, Werther-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6585328267699491-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Jorge Baptista de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0268024659178462-
Autor(es): dc.contributorBrilhante, Ronaldo de Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5041104474554440-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Rubens Moreira Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1612465698065711-
Autor(es): dc.contributorLopes, Ricardo Ferreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2823866807123475-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9690615630677111-
Autor(es): dc.creatorMartins, Gustavo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26465-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2021.d.07858237780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769387-
Descrição: dc.descriptionEsta tese propõe a reflexão sobre o processo de concepção do projeto de arquitetura e urbanismo a partir do olhar fenomenológico. O uso desse filtro busca extrair um tipo de leitura arquitetônica cuja essência, na visão de vários autores e arquitetos, influencia e afeta diretamente todo o processo de projetação, através do estímulo à percepção derivada da “existência cotidiana”, por meio de um olhar inter-relacional, cujo debate se encontra na obra do arquiteto Christian Norberg-Schulz (1926-2000), que desenvolve uma interpretação dos fundamentos originais da fenomenologia com base nas ideias de Martin Heidegger (1889- 1976), e também no trabalho e reflexão de outros autores e arquitetos, como: Juhani Pallasmaa, Gaston Bachelard, Yi-Fu Tuan, Maurice Maerleau-Ponty, Peter Zumthor, Steven Holl e outros. Para dar início a essa construção, foi preciso apresentar a motivação deste autor, representada por cinco trabalhos desenvolvidos em momentos distintos ao longo de vinte anos atuando profissionalmente em escritório próprio: o Centro Cultural Oi Futuro, o Museu do Ouro de Sabará, o conjunto de teatros de Natal, o Centro de preservação da História Ferroviária do Rio de Janeiro (Museu do Trem) e o Pavilhão do Alto, no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro. Essas inspirações fazem parte da descoberta do autor, como arquiteto sensível, das abordagens fenomenológicas na prática do projeto, cuja aplicação se deu de maneira intuitiva até então, o conduzindo a caracterizar e solidificar o entendimento do processo fenomenológico na arquitetura e urbanismo por meio de Jorge Otero-Pailos, que publica Architecture´s historical turn: phenomenology and rise of the postmodern, apresentado como um importante relato do que classifica como um redirecionamento do discurso arquitetônico a partir da abordagem fenomenológica. Em seguida, intensifica-se as reflexões sobre o papel do homem no fazer, como parte integrante e indissociável da projetação e do entendimento do sentido existencial do lugar a partir de sua perspectiva de “experienciação”. A partir disso, a noção de espaço e lugar é atrelada a um conjunto de objetos e fenômenos relacionados ao mundo que se experimenta através de elementos essenciais, pois estes são subsídios da percepção realizada pelo sujeito que sente o seu mundo, e, nesse sentido, tem-se caracterizado a experiência como termo geral para os vários modos através dos quais uma pessoa conhece o seu eu, tornando-se um observador singular, que detém o poder de entender o genius loci do lugar e aproximá-lo do homem pertencente à existência cotidiana.-
Descrição: dc.descriptionFrom a phenomenological perspective, this Ph.D. dissertation puts forward a reflection on the process of conception of an architecture and urban project. Guided by this perspective, I seek to allow a particular architectural interpretation, whose essence ‒ according to several scholars and architects ‒ straightforwardly affects the entire project process, by encouraging, from an inter-relational view, a perception based on a day-to-day existence. Debate on this can be found in the work by architect Christian Norberg-Schulz (1926-2000), who develops an interpretation of the foundational grounds of phenomenology on the basis of Martin Heidegger’s ideas (1889-1979), as well as of work by scholars and architects such as Juhani Pallasmaa, Gaston Bachelard, Yi Fu Tuan, Maurice Maerleau-Ponty, Peter Zumthor, Steven Holl, to name a few. With the purpose of introducing this construe, firstly I present my motivations, represented by five pieces of work developed over twenty years by my own office: the Oi Futuro Cultural Center (RJ); the Gold Museum, in Sabará (MG); a collection of theaters in Natal (RN); the Train Museum, a railway heritage center, in Rio de Janeiro (RJ); and the Pavilhão do Alto, in the Itatiaia National Park, Rio de Janeiro. These inspirations are part of my identification as an architect attentive to phenomenological approaches to project process, which has so far been intuitively carried out. It has led me to define and reinforce the understanding of phenomenological processes in architecture and urbanism, by considering Jorge Otero-Pailos’s work Architecture’s historical turn: phenomenology and rise of the postmodern, originally published in 1977, which provides important evidence of what he defines as a transformation of the architectural discourse from a phenomenological perspective. I then reflect on the role of the individual in the project process, as an inseparable key factor to conceive and understand the existential sense of place, based on the idea of ‘experiencing’. Subsequently, I make a connection between the notions of space and place and a set of components and phenomena related to a world experienced through essential elements, since these serve as inputs for the perceptions held by individuals who feel their world. In this sense, the term experience has been broadly employed to convey several manners in which people can get to know their ‘selves’ and become unique observers able to understand their places’ genius loci, bringing them closer to individuals belonging to a day-today existence.-
Descrição: dc.description194 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de projeto-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectSentidos-
Palavras-chave: dc.subjectEssência-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Arquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectPhenomenology-
Palavras-chave: dc.subjectProject process-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectSenses-
Palavras-chave: dc.subjectEssence-
Palavras-chave: dc.subjectDaily life-
Título: dc.titleFagulhas: o processo criativo do projeto de Arquitetura com a contribuição da fenomenologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.