Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Mayra Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Claudia Mara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14606 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769376 | - |
Descrição: dc.description | A autoeficácia dos professores é o julgamento de suas capacidades para desenvolver uma estratégia de ensino que motive e inclua todos os alunos, em um contexto constituído de elementos como o desinteresse, a desmotivação por parte dos alunos e a falta de recurosos, por parte das instituições. O estresse é a resposta adaptativa do organismo diante de uma situação que desencadeia irritação, medo, excitação. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a autoeficácia e os níveis de estresse de professores que atuam no ensino fundamental. Um total de 85 professores (23 e 66 anos) responderam a três instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Autoeficácia de Professores: versão breve (Tschannen-Moran e Wolfolk Hoy, 2001) e Inventário de Sintomas de Estresse para Adulto de Lipp (ISSL). Como principais resultados temos que a maioria dos professores apresentam dificuldades nos itens que pertencem aos fatores de Autoeficácia no manejo de classe, os professores com menos tempo de magistério (menos de 5 anos de experiência) apresentam maior senso de Autoeficácia nas estratégias de ensino. O resultado do ISSL mostra que metade da amostra apresenta sintomas de estresse e a maioria dos que apresentam queixas de estresse estão na fase de Resistência. Considerações para o aumento do senso de autoeficácia e manejo do estresse são apresentadas | - |
Descrição: dc.description | Self-efficacy of teachers is the judgment of their ability to develop a teaching strategy that motivate and include all students, at a context consisting of elements such as disinterest, demotivation by students and the lack of resources on the part of the institutions.Stress is the body's adaptive response in the face of a situation that triggers irritation, fear, excitement.The present work had as objective to evaluate the self-efficacy and levels of stress of teachers who work in the elementary school. A total of 85 teachers (23 and 66 years) responded to three instruments: socio-demographic Questionnaire, Teacher self-efficacy scale: short version(Tschannen-Moran and Wolfolk Hoy, 2001) and Stress Symptoms Inventory for Adult of Lipp (SSIAL). Main results: we have that most professors present difficulties on items pertaining to factors of self-efficacy in the management of class, teachers with less time teaching (less than 5 years of experience) have a higher sense of self-efficacy in teaching strategies. The result of the ISSL shows that half of the sample exhibits symptoms of stress and most of those who present complaints of stress are at the stage of resistance. Considerations for increased sense of self-efficacy and stress management are presented | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoeficácia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse ocupacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-efficacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Título: dc.title | Avaliação da autoeficácia e níveis de estresse em professores do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: