Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sepulveda, José Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Claudio Sooma | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Anna Clara Granado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23824 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769374 | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação tem como objetivo apresentar alguns pontos históricos e traços da trajetória de vida e militância de uma personagem mulher, muito atuante nos anos de 1920. Buscando assim, tirar da invisibilidade Alba Cañizares do Nascimento, pessoa essa que fez parte da construção da educação carioca, problematizando o feminismo sob a sua ótica religiosa e que também promovia em seu meio social debates sobre os conceitos de laicidade e de religiosidade. Alba Cañizares foi uma intelectual, professora, escritora e inspetora escolar de seu período que almejava e militava a favor de uma educação de qualidade para as classes populares. Alba buscava através do diálogo, produzir conteúdo e contribuir com as reformas educacionais dos anos 1920. Através da religião, ela procurava uma forma de educar e garantir uma coalizão dos povos, atuando em jornais e revistas de grande circulação como a revista “A Escola Primária” e o jornal “A Cruz”. A partir de leituras e utilizando como lente metodológica o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), durante a pesquisa, me debrucei ainda sobre uma pequena parte do acervo pessoal da professora tendo acesso à cartas e fotografias pessoais. O trabalho busca balizar algumas das informações coletadas nesse acervo às fontes historiográficas e bibliográficas do período em análise, analisando também o destrinchar da Reforma Fernando de Azevedo (1927-1930) com os seus pensamentos e ideais. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to present some historical points and traces of the life trajectory and militancy of a woman, who was very active in the 1920s. In this way, seeking to remove Alba Cañizares do Nascimento, a person who was part of the construction of Rio's education, from the invisibility, problematizing feminism from its religious perspective and which also promoted in its social environment debates on the concepts of secularity and religiosity. Alba Cañizares was an intellectual, teacher, writer and school inspector of her time who aspired and campaigned in favor of quality education for the popular class. Alba sought, through dialogue, to produce content and contribute to the educational reforms of the 1920s. Through religion, she sought a way to educate and ensure a coalition of peoples, working in newspapers and magazines with wide circulation such as the magazine “A Escola Primária ” and the newspaper “A Cruz”. From readings and using the evidential paradigm as a methodological lens (GINZBURG, 1989), during the research, I still studied a small part of the teacher's personal collection, having access to letters and personal photographs. The work seeks to guide some of the information collected in this collection to historiographical and bibliographic sources from the period under analysis, also analyzing the unraveling of the Fernando de Azevedo Reform (1927-1930) with its thoughts and ideals. | - |
Descrição: dc.description | 146f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primeira República | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of education | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminisms | - |
Palavras-chave: dc.subject | First Republic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secularity | - |
Título: dc.title | Alba Cañizares do Nascimento: professora e feminista católica da Primeira República | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: