
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Jacobson, Ludmilla da Silva Viana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Licinio Esmeraldo da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Marcia Marques de | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Gilberto Martins dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14349 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769369 | - |
| Descrição: dc.description | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da educação básica nos níveis fundamental e médio que tem como objetivo possibilitar pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, a retomar seus estudos. O objetivo principal do trabalho é avaliar a tendência e fatores associados ao número de matrículas na modalidade Educação para Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. Através da análise de tendência, chegamos ao modelo quártico como aquele que melhor representa a curva dessa equação, e concluímos que o número de matrículas vem apresentando uma tendência de queda. O indicador da taxa de atendimento nos municípios sinaliza que grande parte deles ficou muito aquém do ideal, com muitos chegando a absurdos 0% de atendimento. Na análise de regressão, temos que as variáveis significativas "Taxa de Urbanização" e o ”Número de Escolas”, conseguem explicar a grande parte da variação na taxa de atend imento. Em linhas gerais, podemos constatar o grave cenário da Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio de Janeiro e a necessidade de políticas públicas para conseguir alcançar essa grande demanda potencial existente no estado hoje | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise espacial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regressão polinomial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estatística educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
| Título: dc.title | Evolução espaço-temporal das matrículas na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio de Janeiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: