Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Lione, Viviane Oliveira Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Jacqueline de Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Jianete Silva Rodrigues de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30244 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769360 | - |
Descrição: dc.description | O entendimento do que é o Autismo vem mudando ao longo de décadas, passando a ser entendido com um transtorno de um espectro de sintomas. Sua origem é grega “autos” e significa “Por Si mesmo” esse termo por muito tempo foi usado por psiquiatras para denominar comportamentos centralizados em si mesmos, voltados para si. O presente trabalho organizou um catalogo de aplicativos, filmes e uma biblioteca disponibilizá-los no site do https://projetogalileugalilei.wordpress.com/ no intuito de informar e auxiliar no acesso à informação de diferentes ferramentas pedagógicas no trabalho com pessoas que tenham o transtorno do espectro autista (TEA). Como uma metodologia usamos uma abordagem qualitativa, por meio de investigação bibliográfica e através da análise dos conteúdos dos catalogados dos filmes, aplicativos e referenciais bibliográficos. Nosso critério de inclusão foi selecionar os materiais que estejam gratuitamente disponíveis já existentes na área, visando apontar as melhores opções para complemento da prática pedagógica. Como resultado obtivemos 55 referências bibliográficas para compor a biblioteca, a filmoteca com 65 vídeos e 100 amostras dos aplicativos existentes, catalogados para compor o projeto Galileu Galilei. A importância deste catálogo se dá na busca de minimizar as dificuldades encontradas por familiares e educadores de referenciais que atendam às necessidades das pessoas com transtornos do espectro do autismo em um mesmo local. Nesta pesquisa quisemos deixar claro que os aplicativos não substituem a intervenção dos profissionais que trabalham com o TEA, pois estas crianças necessitam de estímulos externos e os aplicativos apenas complementam estas ações. Conclui-se que o produto tem grande relevância na melhoria da aprendizagem destas e este trabalho será estará sempre inacabado, pois a cada dia que passa novos aplicativos vão sendo criados. Inclusão então é uma forma de pensar, agir e reagir em prol de todos e com todos. O acolhimento à diversidade tem que ser a nossa meta. | - |
Descrição: dc.description | The understanding of what Autism is has been changing for decades, becoming understood as a disorder of a spectrum of symptoms. Its origin is Greek "autos" and it means "For Itself" This term has long been used by psychiatrists to refer to self-centered, self-centered behaviors. The present work organized a catalog of applications, films and a library, to make them available on the website of https://projetogalileugalilei.wordpress.com/ in order to inform and assist in accessing information abaut different pedagogical tools in working with people who have autistic spectrum disorder ( ASD). As a methodology we use a qualitative approach, through bibliographic investigation and through the analysis of the contents of the cataloged films, applications, and bibliographic references. Our inclusion criteria were to select the materials that are available for free already existing in the area, aiming to point out the best options to complement the pedagogical practice. As a result, we obtained 55 bibliographic references to compose the library, the film library with 65 videos and 100 samples of the existing applications, cataloged to compose the Galileu Galilei project. The importance of this catalog is given in the search to minimize the difficulties encountered by family members and reference educators who meet the needs of people with autism spectrum disorders in the same place.In this research, we wanted to make it clear that applications do not replace the intervention of professionals who work with ASD, as these children need external stimuli and applications only complement these actions. It is concluded that the product has great relevance in improving their learning and this work will always be unfinished, because with each passing day new applications are being created. Inclusion then is a way of thinking, acting, and reacting on behalf of everyone and with everyone. Welcoming diversity must be our goal. | - |
Descrição: dc.description | 170 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | TEA, Aplicativos de ensino, acessibilidade, tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno autístico, Aplicação web, Acesso à informação, Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | TEA, teaching applications, accessibility, assistive technology | - |
Título: dc.title | Catálogos on line para melhoria da aprendizagem das pessoas com Autismo- transtornos do espectro autista (TEA) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: