Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Maria Livia Silva da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769355 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico objetiva incitar a reflexão acerca das relações de gênero e sexualidades no contexto da educação infantil, e como a partir delas, são produzidas e reproduzidas as identidades binárias. A metodologia de pesquisa se deu a partir de referências das áreas de gênero, sexualidades, educação básica e educação infantil, para delinear um panorama sobre as questões levantadas. Além disso, o trabalho foi incitado pela inserção no cotidiano de uma escola de E.I., para unir a reflexão teórica à prática escolar. A pesquisa teve como resultado o apontamento de que a escola é composta como um terreno fértil para que essas relações binárias sejam forjadas. Contudo, também pode se caracterizar como um lugar potente de desconstrução social. Dessa forma, para que o paradigma seja alterado, faz-se necessário que haja uma formação docente que consiga priorizar a liberdade das crianças e não as aprisione a rótulos que limitam suas possibilidade de ser | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to encourage reflection on gender and sexuality relations in an early childhood education context, and how binary identities are produced and reproduced from them. The research methodology was based on references from areas of gender, sexualities, basic education and early childhood education to outline an overview of these issues. In addition, the work was prompted by the insertion in the routine of an early childhood education school in order to combine theoretical reflection and school practice. The research resulted in the observation that school is composed as a fertile ground to forge these binary relations. However, it can also be a powerful place to social deconstruction. Thus, in order to change the paradigm, it is necessary a teacher education able to prioritize children's freedom and does not imprison them into labels that limit their possibilities of being | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade binária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Binary identity | - |
Título: dc.title | As relações de gênero e sexualidades no contexto da educação infantil: reflexões sobre a construção das identidades binárias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: