Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Eurídice | - |
Autor(es): dc.contributor | Klein, Kelvin Falcão | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Laura Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Paiva, Thayenne Roberta Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769344 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação reflete sobre o conceito de metaficção em duas etapas. A primeira etapa, teórica, situa o conceito no contexto da história da literatura, especialmente no que diz respeito a sua proximidade com o Realismo e com o romance histórico (ambos originários do século XIX). Entenderemos o lugar da metaficção em dois momentos selecionados da crise de representação: o surgimento das narrativas romanescas de fluxo de consciência (a partir do século XX) e a ascensão da pós-verdade (a partir do ano 2000). Este é o fundamento da compreensão do posicionamento da metaficção no século XXI diante do irracionalismo da pós-verdade, ao focar-se sobre o compromisso da palavra, isto é, sobre o pacto de leitura como o seu lugar de resistência. A segunda etapa, metodológica, analisa os aspectos metaficcionais em dois romances contemporâneos franceses: HHhH, de Laurent Binet e Charlotte, de David Foenkinos. Tais romances situam seu contexto histórico na Segunda Guerra Mundial. Em HHhH, Binet narrativiza a vida do oficial nazista Reinhard Heydrich e a organização da Operação Antropóide, centrando sua narrativa na importância dos paraquedistas Gabcìk e Jan Kubiš no atentado que tirou a vida de Heydrich. Já em Charlotte, Foenkinos romanceia a vida da pintora alemã judia Charlotte Salomon, morta aos 26 anos nas câmaras de gás no campo de concentração de Auschwitz. Para os dois romances, sustentaremos o estabelecimento de um pacto metaficcional entre autor e leitor, por meio de uma ética narrativizada da recuperação da historicidade pela via do ficcional no evento pretérito. A finalidade do pacto é fazer o leitor repensar o seu lugar no mundo e de compreender a importância que a preservação da memória histórica possui também para a ficção | - |
Descrição: dc.description | This dissertation reflects on the concept of metafiction in two moments. The first stage, theoretical, place the concept in the context of the history of literature, especially in its proximity to Realism and to the historical novel, both originating in the nineteenth century. Still at this stage, we will understand the place of metafiction in two selected moments of the crisis of representation: the emergence of Romanesque narratives of the flow of consciousness (from the twentieth century) and the rise of post-truth (from the year 2000). This is the foundation of the understanding of the position of metafiction in the 21st century (before the irrationalism of the post-truth), as it search the commitment of the word, that is, on the reading pact as it’s place of resistance. The second stage, methodological, analyze the metafictional aspects in two French contemporary novels: HHhH, by Laurent Binet and Charlotte, by David Foenkinos. These two novells situate their historical context in the Second World War. In HHhH, Binet narrates the life of the Nazi officer Reinhard Heydrich and the organization of Operation Anthropoid, focusing his narrative on the importance of the paratroopers Gabcìk and Jan Kubiš in the attack that took the life of Heydrich. In Charlotte, Foenkinos romanticizes the life of the German Jewish painter Charlotte Salomon, who died at the age of 26 in the gas chambers of the Auschwitz concentration camp. For both novels, we will support the idea of the establishment of a meta-fictional pact between author and reader, through a narrativized ethic of the recovery of historicity through fiction in the past event. The purpose of the pact is to make the reader rethink his or her place in the world and to understand the importance that preserving historical memory also has for fiction | - |
Descrição: dc.description | 110f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pacto metaficcional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética narrativizada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | HHhH | - |
Palavras-chave: dc.subject | Charlotte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metafictional pact | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativized ethic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historicity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical memory | - |
Título: dc.title | Relação História Literatura: a metaficção nos romances franceses HHhH de Laurent Binet e Charlotte de David Foenkinos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: