Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Neide | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Antonio Augusto Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Fábio Antonio da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ladário da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fabiano Quintino dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4695 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769333 | - |
Descrição: dc.description | Com o objetivo de criar um ambiente que propicie uma discussão filosófica incipiente dos conceitos físicos que são apresentados aos aprendizes da educação básica, abordaremos algumas correntes filosóficas que estão presentes nesses conceitos de uma forma geral, e em particular, no desenvolvimento das leis de Ohm da eletricidade. Nosso trabalho baseia-se em uma discussão sobre a construção e o constante refinamento, ao longo dos anos, de duas formas de fazer ciência, isto é, a vertente do empirismo, que tem como representante inicial, o filósofo grego Aristóteles e em oposição ideológica aos ensinamentos do também filósofo grego Platão que defendia o racionalismo. Pretendemos, portanto, estabelecer um diálogo diante dessas duas formas de interpretar a natureza e reforçar para os alunos que, ao longo do tempo, esse diálogo entre diversas interpretações científicas não cessa, e o que existe é um contínuo refinamento das propostas de se explicar o mundo ao longo da história da humanidade. Destacaremos a proposta de Immanuel Kant que apresenta para o mundo uma visão singular de como fazer ciência, e sugere através de suas obras, entre outras coisas, a fusão entre o racionalismo continental (René Descartes) e o empirismo britânico (Francis Bacon). Na sequência, pretendemos construir um entendimento mais amplo sobre a obra do físico alemão George Simon Ohm, que se notabilizou através das leis que recebem seu nome e são de grande importância dentro do ensino de física | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | In order to create an environment that fosters an incipient philosophical discussion of the physical concepts that are presented to learners of basic education will discuss some philosophical currents that are present these concepts in general, and particularly in the development of Ohm's electricity laws . Our work is based on a discussion of the construction and the constant refinement over the years, of two ways of doing science, that is, the side of empiricism, whose initial representative, the greek philosopher Aristotle and ideological opposition the teachings of the greek philosopher Plato also argued that rationalism. We intend, therefore, to establish a dialogue on these two ways of interpreting the nature and reinforce for students who, over time, this dialogue between different scientific interpretations does not cease, and that there is a continuous refinement of proposals to explain world throughout human history. We highlight the proposal of Immanuel Kant presenting to the world a unique view of how to do science, and suggests through his works, among other things, the merger between continental rationalism (René Descartes) and the british empiricism (Francis Bacon). Further, we plan to build a broader understanding of the work of the german physicist Georg Ohm, who distinguished himself through laws that are named and are of great importance in the physics teaching | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empirismo e racionalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leis de Ohm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empirismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racionalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei de Ohm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empiricism and rationalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ohm's law | - |
Título: dc.title | Uso da filosofia e história da ciência no ensino das 1ª e 2ª leis de Ohm | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: