Vídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorAraujo Neto, Waldmir Nascimento de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.creatorCouto, Marcus Ennes Rangel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769312-
Descrição: dc.descriptionA tecnologia vem se mostrando a cada dia uma poderosa aliada nas mais diferentes atividades do cotidiano: nossa maneira de comprar, viajar, se deslocar e se relacionar mudou, e muito, a partir do advento da tecnologia. Porém, e na educação? O presente trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do ensino híbrido, que é a mistura do ambiente online com o ensino presencial, no ensino de química. Essa inserção foi realizada tendo como referência o processo pedagógico denominado de ensino híbrido, em que o aluno aprende pelo menos em parte por meio de ensino on-line e em parte sob a supervisão do professor (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015), através da metodologia da sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2016) em uma escola na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Como ferramenta suporte para as aulas invertidas, foram utilizados vídeo aulas disponibilizadas de maneira gratuita no canal do YouTube Química do Monstro. Avaliou-se a experiência dos alunos dentro da metodologia proposta com base na aplicação de um questionário em grupo focal acerca da experiência vivida, questionário esse que foi construído e analisado com base na metodologia de análise textual discursiva. Através deste estudo foi possível identificar que as vídeo aulas, quando combinadas a metodologias de cunho mais ativo, podem ser poderosas aliadas tanto do professor quanto dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência foi gerado um guia de sugestões que contém uma série de tópicos que servirão como ponto de partida para trabalhos que utilizem a sala de aula invertida no ensino de química-
Descrição: dc.descriptionTechnology has been a powerful ally to any everyday activity: the way we buy, travel, move and meet has changed considerably due to the advent of technology. What about education, though? This coursework has the goal of presenting the insertion of the blended learning, which is the combination of online platforms and traditional classes. This insertion was done based on the pedagogical method called hybrid teaching (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015), in which the student learns from both online material and teacher's invigilation, through the flipped classroom model (BERGMANN; SAMS, 2016) in a face-to-face course that was applied in a school in the countryside of Rio de Janeiro. A few video lessons from the YouTube channel Quimica do Monstro were used as a tool to support this method free of charge. Besides that, the students' experience in the present methodology was evaluated by answering a survey in groups. This questionnaire was created and analyzed based on the discursive textual analysis method. Furthermore, it was used to identify the potential of the videos that when combined to more active methodologies, could be powerful allies of both teacher and students. Through this experience, a suggestion list that contains a series of subjects was created, in order to work as a starting point to a flipped classroom coursework regarding the teaching of chemistry-
Descrição: dc.description93 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo aulas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertida-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertida-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectVideo lectures-
Palavras-chave: dc.subjectBlended education-
Palavras-chave: dc.subjectFlipped classroom-
Título: dc.titleVídeo aulas: ferramenta para o ensino de química na era digital-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.