Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello e Silva, Dagmar de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dominick, Rejany dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, José Antônio dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antonio Botelho | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Cristiano Marins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28969 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769306 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho vinculado ao Projeto de Extensão Escola de Inclusão, coordenado pela Profª Cristina Delou | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve por finalidade apresentar o DOSVOX como uma tecnologia assistiva que auxilia o processo de inclusão escolar de alunos cegos e com deficiência visual, através de um minicurso em EAD que procurou orientar professores, acerca da utilização da tecnologia Assistiva (TA), por meio de um computador adaptado com programas de síntese de voz, no processo de ensino/aprendizagem. Este trabalho se orientou com base em três pontos principais: a importância do emprego da computação adaptada em sala de aula; a falta de conhecimento desse recurso por boa parte dos professores; e a necessidade de se difundir o uso das TA para promover ambientes inclusivos. A pesquisa realizada foi desenvolvida na Escola Municipal Altivo César, onde estudam 03 alunos com deficiência visual, localizada no município de Niterói, através de um curso presencial de formação continuada sobre TA e, ainda, pela coleta de um questionário entregue aos participantes no final dos encontros, a fim de validar o referido curso. A abordagem da pesquisa seguiu o modelo qualitativo - participativo e quantitativo, empregando-se entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados. Em relação aos resultados obtidos, fomos capazes de perceber que o conhecimento dos profissionais da educação acerca das TA é consideravelmente baixo. Desse modo, faz-se relevante uma mudança de atitude e busca por conhecimentos que promovam acessibilidade, objetivando contribuir efetivamente para o desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência visual. Sendo assim, elaboramos o Minicurso Prático do DOSVOX, para Professores de Alunos cegos ou Deficiência Visual, o qual será apresentado como produto do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI), cuja aplicação se dará pela modalidade ensino a distância, objetivando apresentar o referido sistema aos docentes, fazendo com que saibam como utilizar suas principais ferramentas e, com isso, que sejam aptos a adaptarem sua metodologia educativa, de modo a alcançar êxito no processo de ensino/aprendizagem dos discentes cegos ou com baixa visão. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of the present study was to present DOSVOX as an assistive technology that helps the process of school inclusion of blind and visually impaired students through a mini-course in EAD that sought to guide teachers about the use of Assistive Technology through a computer adapted with voice synthesis programs, in the teaching / learning process. This work was guided by three main points: the importance of the use of adapted computing in the classroom; lack of knowledge of this resource by teachers; and the need to spread the use of AT. The research was carried out at the Altivo César Municipal School, where 3 students with visual impairment are studied, located in the city of Niterói, through an on-site continuing education course on TA, and also through the collection of a questionnaire delivered to the participants at the end of the meetings. The research approach followed the qualitative - participatory and quantitative model, using semi - structured interviews to collect the data. In relation to the results obtained, we were able to perceive that the knowledge of the professionals of the education about the TA is considerably low. Thus, a change in attitude and search for inclusive knowledge is relevant, aiming to contribute effectively to the educational development of students with visual impairment. Therefore, we elaborate the DOSVOX Practical Mini Course, for Teachers of Blind Students or Visual Deficiency, which will be presented as a product of the Master Course on Diversity and Inclusion (CMPDI), whose application will be given by the distance teaching modality, aiming to present the the system to teachers, making them know how to use their main tools and, therefore, be able to adapt their educational methodology, in order to achieve success in the teaching / learning process of blind or low vision students. | - |
Descrição: dc.description | 122 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | DOSVOX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cegueira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixa visão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante com necessidades específicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia para deficiente visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | DOSVOX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blindness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Low vision | - |
Título: dc.title | Os recursos de acessibilidade ao computador como instrumento do desenvolvimento de potencialidades e possibilidades dos alunos com deficiência visual | - |
Título: dc.title | Computer accessibility resources as an instrument for developing the potential and possibilities of visually impaired students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: