Oportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos José Vieira-
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luís Henrique-
Autor(es): dc.contributorLobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides-
Autor(es): dc.creatorLeal, Maria Luísa Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769302-
Descrição: dc.descriptionDiante de uma mudança na configuração do cenário econômico brasileiro, no qual a chamada Nova Classe Média detém maior poder econômico, esta monografia busca caracterizar es a classe socioeconômica com dados obtidos por meio de uma revisão bibliográfica, bem como nortear as estratégias a serem adotadas por empresas que visam atend·er a esse grupo, com um estudo de caso de uma rede de salões de beleza que tem a classe média como público-alvo. O estudo fundamenta-se em Teorias do Comportamento do Consumidor - que abrangem fatores econômicos, emocionais e sociais -, na definição de estratégia empresarial e no levantamento de dados sobre as classes sociais brasileiras, com ênfase para Nova Classe Média, utilizando, principalmente, a delimitação dada pela Secretaria de Assunstos Estratégicos da Presidência da República. Ao longo do texto, é possível constatar o poder de compra dessa classe, seus hábitos de consumo e como se deu sua evolução. A apresentação do caso específico do Instituto Beleza Natural mostra como uma empresa com foco nesse público se posiciona no mercado para obter sucesso dentro desse cenário-
Descrição: dc.descriptionFaced with a new configuration of Brazilian economic scenario, in which the New Middle- Class possesses greater economic power, this paper aims to characterize this socioeconomic class with data obtained through a literature review and guide the strategies to be adopted by companies that aim to cater to this group, with a case study of a network of beauty parlours, whose target is the middle-class. The study is based on the Consumer Behavior Theories that cover economic, emotional and social factors, in the definition ofbusiness strategy and survey data on Brazilian social classes, with emphasis on the New Middle-Class, mainly using the definition given by the Secretariat of Strategic Issues of Presidency. Throughout the text, it is possible to see the purchasing power of this class, their consumption habits and how this evolution took place. The presentation of the specific case of Instituto Beleza Natural shows how a company with a focus on public positions itself in the market to achieve success with in this scenario-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNova classe média brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectClasse média-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectNew brazilian middle-class-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer behavior-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness strategy-
Título: dc.titleOportunidade para as organizações devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil: um estudo de caso de uma rede de salões de beleza-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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