Disputas hegemônicas contemporâneas na Educação Brasileira: conflitos ideológicos em torno da BNCC

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Waldeck-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Viviane Merlim-
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorSüssekind, Maria Luiza-
Autor(es): dc.contributorSantos, Lincoln de Araújo-
Autor(es): dc.contributorFaria, Lia Ciomar Macedo de-
Autor(es): dc.creatorGama, Silvana Malheiro do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769294-
Descrição: dc.descriptionPartindo da constatação histórica de que conflitos ideológicos e disputas por hegemonia sempre estiveram presentes na trajetória da educação brasileira, buscamos, nesta tese, identificar e analisar os conflitos ideológicos em torno das concepções de currículo, por ocasião do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular, no período de 2013 a 2017, bem como as disputas hegemônicas que caracterizam a educação brasileira naquele momento histórico. Para a contextualização da pesquisa, examinamos as principais disputas hegemônicas ocorridas na educação brasileira e as teorias em luta concorrencial no campo do currículo, no Brasil. Em seguida, debruçamo-nos especificamente sobre os conflitos ideológicos e as disputas por hegemonia, ocorridos no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do confronto entre dois agentes coletivos, a saber, o Movimento pela Base Nacional Comum e a Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação, tendo como principais referências teóricas os conceitos de ideologia e hegemonia em Antonio Gramsci e os conceitos de campo, habitus e capital em Pierre Bourdieu. Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem da História do Tempo Presente, empregando como instrumentos a análise de documentos e do conteúdo de entrevistas. Nossas principais interpretações nos levam a concluir que a correlação de forças desigual em favor dos agentes corporativos e filantrópicos que investiram no empresariamento da educação pública, nas últimas décadas, e o consenso estabelecido com base em boa parte de seu ideário definiram uma visão hegemônica que ressalta o mérito e a necessidade de se adotar uma Base Nacional Comum Curricular no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionStarting from the historical observation that ideological conflicts and disputes for hegemony have always been present in the trajectory of Brazilian education, we seek, in this thesis, to identify and analyze the ideological conflicts around the concepts of curriculum, on the occasion of the elaboration process of the National Common Curricular Base, from 2013 to 2017, as well as the hegemonic disputes that characterized Brazilian education at that historical moment. For the contextualization of the research, we examined the main hegemonic disputes that occurred in Brazilian education and the theories in competitive struggle in the curriculum field, in Brazil. Then, we focus specifically on the ideological conflicts and disputes for hegemony, which occurred in the process of elaborating the National Common Curricular Base (BNCC), through the confrontation between two collective agents, namely, the Movement for the Common National Base and the National Association of Graduate Studies and Research in Education, having as main theoretical references the concepts of ideology and hegemony in Antonio Gramsci and the concepts of field, habitus and capital in Pierre Bourdieu. As a research methodology, we adopted the approach of the History of the Present Time, using as instruments the analysis of documents and the content of interviews. Our main interpretations lead us to conclude that the unequal correlation of forces in favor of corporate and philanthropic agents that invested in public education in the last decades and the consensus established based on a good part of its ideas, defined a hegemonic vision that emphasizes the merit and the need to adopt a Common National Curriculum Base in Brazil.-
Descrição: dc.description317 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectDisputas Hegemônicas-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectCommon National Curriculum Base-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonic Disputes-
Título: dc.titleDisputas hegemônicas contemporâneas na Educação Brasileira: conflitos ideológicos em torno da BNCC-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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