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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Glenda Cristina Valim de | - |
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Flavia Coutinho Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28575 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769288 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho, associado à linha de pesquisa “História, política e contato linguístico”, analisa as políticas linguísticas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), assim como as ações e consequências glotopolíticas de sua fundação. Por meio do estudo de documentos oficiais e de depoimentos de profissionais e estudantes da universidade, examinamos, também, a visão de lusofonia proposta pela instituição e como são pensadas as questões raciais que permeiam o contexto de sua criação. Ao propor, a partir de sua fundação, uma cooperação entre Brasil e países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sobretudo os do continente africano, a instituição traz uma proposta inédita e que gera questionamentos: o que se entende por Lusofonia Afro- brasileira? Como foi pensada a situação linguística dentro do ambiente acadêmico da instituição citada para que alunos e professores possam dialogar e construir, juntos, os conhecimentos necessários para a formação dos futuros profissionais que, dali, sairão? Fatores raciais, que estão diretamente ligados à exclusão das populações dos países africanos e das populações negras do Brasil, são pensados nos documentos oficiais? Como tais fatores são abordados na prática? Para refletir sobre essas questões, analisamos os documentos e falas propondo um diálogo com os estudos sobre Políticas linguísticas, Lusofonia, Glotopolítica e Raça. Com um caráter interdisciplinar, este trabalho também dialoga com diferentes estudiosos das áreas das ciências humanas, na busca de refletir sobre como a construção dos conhecimentos científicos está atravessada por fatores relativos à raça e, portanto, como o objeto de estudo “língua” é mais um componente da hierarquização racial da sociedade. Esta pesquisa de teor qualitativo-interpretativo mostra, por meio das análises apresentadas, que as reflexões sobre questões econômicas, de gênero e étnico-raciais estão presentes na proposição das políticas da instituição. Por outro lado, as questões linguísticas só ficam, de fato, explícitas quando a Unilab já está em funcionamento. Os depoimentos dos membros da comunidade acadêmica nos permitem concluir que, na prática, a implementação das políticas de integração é mais complexa do que seus textos propõem e que a integração da lusofonia afro-brasileira é mais um projeto político do que linguístico. Concluímos, também, que as políticas públicas educacionais começam por seus formuladores, mas sua efetividade e suas especificidades se dão com a participação/aplicação pelos diferentes atores sociais que são alvo delas. | - |
Descrição: dc.description | Under the line of research into “History, politics and language contact”, the current survey analyzes the linguistic policies of the University for International Integration of the Afro- Brazilian Lusophony (UNILAB). It also intends to scrutinize the actions and glotopolitical effects of this institution establishment. Moreover, through the study of official documents and testimonies from the academic personnel and students, it examines the institution’s view regarding Lusophony and how racial issues that permeate the context of its foundation are considered. For suggesting, with its establishment, the cooperation between Brazil and the member States of the Community of Portuguese Speaking Countries (CPLP), especially those from the African continent, UNILAB makes an unprecedented proposal that raises the following questions: What does Afro-Brazilian Lusophony mean? How was the linguistic situation within the academic environment thought, in a way that students and teachers can dialogue and acquire proper knowledge for training future professionals? Are racial issues, which are straightly connected with the exclusion of populations in African countries and black populations in Brazil, considered in official documents? How are these factors addressed in practice? In order to reflect on these topics, the documents and speeches are be analyzed in dialogue with the studies on Linguistic Policies, Lusophony, Glotopolitics and Race. With an interdisciplinary character, this work also proposes a dialogue with different scholars in the fields of human sciences, in attempt to think deeply how the building of scientific knowledge is crossed by factors related to race and how the object of study “language” is another component of racial hierarchy in society. On the one hand, this interpretive qualitative work indicates that reflections on economic, gender and ethnic-racial issues are present in the institution's policy proposition. On the other hand, it shows that language issues are only explicit when UNILAB is already in operation. In addition, the testimonies of the academic community members reveal that, in practice, the implementation of integration policies is even more complex than suggested in the University’s texts and that the integration of Afro-Brazilian Lusophony is more a political project than a linguistic one. Finally, this study leads to the conclusion that public educational policies start with their formulators, but their effectiveness and specificities depend on the participation and engagement of the different social actors that are their target. | - |
Descrição: dc.description | 342 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lusofonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | UNILAB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic Policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glotopolitics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lusophony | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race | - |
Palavras-chave: dc.subject | UNILAB | - |
Título: dc.title | A lusofonia afro-brasileira: estudo glotopolítico sobre as políticas linguísticas da Unilab | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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