Análise do projeto Jovem de Futuro nas escolas do Estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Márcia Marques de-
Autor(es): dc.contributorPinto Junior, Jony Arrais-
Autor(es): dc.contributorBritto, Ariana Martins de-
Autor(es): dc.creatorJoaquim, Julia Maria Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769280-
Descrição: dc.descriptionO Jovem de Futuro é uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é analisar os impactos do Projeto Jovem de Futuro nas escolas do Rio de Janeiro que receberam o apoio do projeto nos anos de 2010 a 2012. O banco de dados deste trabalho foi coletado pelo Instituto Unibanco nos três anos do projeto. A partir desses dados foi construída uma base de dados em painel onde i representa o aluno das escolas de tratamento e controle, t representa o tempo, antes e depois do projeto e T representa se a escola sofreu ou não a intervenção. Foi utilizado o Modelo de Diferenças em Diferenças (DD) e estimado através do método de Mínimos Quadrados Ordinários no software Gretl. Entre os principais resultados encontrados neste estudo verificou-se que quando analisada a relação entre o impacto do programa e os recursos alocados o recurso que mais contribuiu para a melhoria do desempenho dos alunos, seja em Português ou Matemática, foi o incentivo aos alunos. Verificou-se que o desempenho médio dos alunos aumentou em 17 pontos na escala Saeb, em média, para Matemática e em 32 pontos na escala Saeb, em média, para Português, nas escolas tratadas no último ano de avaliação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de diferenças em diferenças-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Jovem de Futuro-
Palavras-chave: dc.subjectEstatística educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de estudantes-
Título: dc.titleAnálise do projeto Jovem de Futuro nas escolas do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.