A MATURIDADE DO MODELO DE GESTÃO PARA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE PERDAS COMERCIAIS: O CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.contributorRodriguez, Martius Vicente Rodriguez Y-
Autor(es): dc.contributorCPF:85532147622-
Autor(es): dc.contributorhtpp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv-
Autor(es): dc.contributorMiyashita, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorCPF:36897452222-
Autor(es): dc.contributorwww://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.creatorCosta, Artur Fernando de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769278-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this dissertation is to investigate the relations between the process of commercial and administrative losses and the management model and their implications in organization, for action within the context of changing from a sales center to a profit center and identify, based on sensitivity analyses of their main key value drivers, how changes in management practices can reduce the loss rate. The study is supplemented by an empirical section, in which several case studies involving ALFA Serviços de Eletricidade S.A. are reported and some of the concepts and approach methods are used in order to better adapt the processes and integrate the methodology applied, considering the formal aspects related to the specification of organizational and technical requirements. The main conclusions have been: (1) The study has identified the distributed energy, commercial losses, price of sale or rate, default and cost of energy, as the main business performance variable in the commercial area; (2) The evaluation of the key value drivers evidences that the results from commercial area must not be analyzed by global volume, but for the aggregate value per segment; (3) The study has evidenced that the residential segment is responsible for most of the positive revenues and operating margin, although it represents only 34% of the sales of energy in GWh with the higher cost of energy, while the industrial segment represents 28% of the energy invoiced with negative operating margin; (f) The fraud detection process is adversely affected by the deficiencies in the management system and by incomplete programs; (5) The study shows that commercial losses present a recursive behavior, in this case, the actions implemented to reduce the level of losses by theft of electric energy may rise the level of default, or vice-versa, ending up by being ineffective.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA dissertação tem como objetivo a investigação das relações entre o processo de perdas comerciais e administrativas e o modelo de gestão, e suas implicações na organização, para atuação dentro do contexto da mudança de um centro de comercialização para um centro de lucro, identificando a partir de análises de sensibilidade de suas principais variáveis de desempenho, como as mudanças na prática de gestão podem reduzir o nível de perdas comerciais. O estudo é complementado por uma seção empírica, na qual são relatados diversos aspectos práticos abrangendo a Alfa Serviços de Eletricidade S.A. no qual foram aplicados alguns dos conceitos e métodos de abordagem, visando uma melhor adequação dos processos e integração com a metodologia aplicada, considerando-se os aspectos formais, relacionados à especificação de requisitos organizacionais e técnicos. As principais conclusões foram: (1) O estudo identificou (energia distribuída, perdas comerciais, preço de venda ou tarifa, inadimplência e custo de energia) como principais variáveis de desempenho do negócio da área comercial; (2) A avaliação das alavancas-chave de valor sugere que os resultados da área comercial não devem ser analisados por volume global, mas sim pelo valor agregado por segmento; (3) O estudo mostra que o segmento residencial é responsável pela maior parte das receitas e margem operacional positiva, apesar de representar apenas 34 % das vendas de energia em GWh com o maior custo de energia, enquanto que o segmento industrial representa 28% da energia faturada com margem operacional negativa; (4) O processo de detecção de fraude é prejudicado pelas deficiências do sistema de gestão e por programas incompletos; (5) O estudo mostra que perdas comerciais apresentam comportamento recursivo, neste caso, as ações implementadas para a redução do nível de perdas por furto de energia elétrica podem elevar o nível de inadimplência, ou vice-versa, sendo ineficiente no conjunto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectModdelo de Gerenciamento-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitividade-
Palavras-chave: dc.subjectRentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectManagement Model-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitiveness-
Palavras-chave: dc.subjectRentability-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleA MATURIDADE DO MODELO DE GESTÃO PARA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE PERDAS COMERCIAIS: O CASO DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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