E-COMMERCE E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19: um estudo de caso para o município de Campos dos Goytacazes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Luiz Gustavo Antônio de-
Autor(es): dc.contributorNey, Vanuza da Silva Pereira-
Autor(es): dc.contributorArêdes, Alan Figueiredo de-
Autor(es): dc.creatorGOMES, ANA LUISA SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769270-
Descrição: dc.descriptionA pandemia mundial do Coronavírus em março de 2020, trouxe uma série de dificuldades e desafios para o nosso cotidiano, sendo um deles sem dúvidas, relacionado ao comércio presencial. Nesse momento de restrições sanitárias, com o fechamento necessário das lojas para tentar impedir o contágio do vírus, o mercado digital serviu de refúgio para comerciantes e consumidores, que em busca de comodidade e segurança precisaram optar por realizar compras online. Em resposta a essa mudança, observamos uma acelerada ascensão do E-commerce, transformando a vida dos comerciantes, que consequentemente tiveram que se adaptar a esse novo cenário rapidamente. Muitos deles não tinham familiaridade com esse tipo de comércio, mas precisaram adquirir esse conhecimento em um curto tempo, já que essa mudança foi essencial para o funcionamento desses negócios. Este trabalho tem como objetivo explorar as transformações no cenário do mercado online durante a pandemia, apresentando também dados e informações sobre o período pré-pandemia para que possa ser feita uma comparação sobre esses períodos. Como procedimento metodológico realizou-se a aplicação de questionário junto a cento e um respondentes do município de Campos dos Goytacazes - RJ, e posterior síntese e análise dos resultados. Verificou-se a presença de impactos proporcionados pela pandemia, principalmente nos pequenos negócios. Conclui-se que o e-commerce contribuiu positivamente ao oferecer oportunidades de emprego para muitas pessoas que estavam em situação de desemprego e de trabalho informal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectcomércio digital-
Palavras-chave: dc.subjectcoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectcrise.-
Título: dc.titleE-COMMERCE E OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19: um estudo de caso para o município de Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.