O Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Valéria Lima-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Telma Lasmar-
Autor(es): dc.creatorSouza, Glaucia Galvão Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2110-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769263-
Descrição: dc.descriptionO Rio de Janeiro tem sido mal representado no cinema estrangeiro com frequência desde o desenvolvimento da arte para produto, na forma de filmes. O poder de influência do cinema é capaz de criar e modificar imaginários, com a repetição de determinadas imagens em suas representações. Entre as décadas de 40 e 50, Carmen Miranda passa a ser uma embaixadora não oficial do Brasil, atuando em diversos filmes nos Estados Unidos. Este trabalho pretende analisar como os filmes hollywoodianos de Carmen Miranda podem ter influenciado o imaginário estrangeiro sobre o Rio de Janeiro. Para tal, os filmes Uma Noite no Rio (1941) e Romance Carioca (1950) foram analisados filmicamente, com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de – por meio de uma abordagem qualitativa – identificar nestas obras as imagens e seus diferentes significados referentes ao Rio de Janeiro. Ao longo dos capítulos são estudados o poder de influência do cinema sobre imaginários e sua relação com o turismo; a construção do imaginário da cidade em diferentes períodos; e finalmente diferentes elementos contidos nos filmes e a que tipo de imagem ou estereótipo eles poderiam estar associados, além uma avaliação do potencial turístico da imagem de Carmen Miranda para a cidade. A análise fílmica demonstra que os dois filmes não criaram nenhum tipo de estereótipo sobre o Rio de Janeiro, mas se apropriaram daqueles já existentes – muitos oriundos desde a colonização pelos europeus – e os estabeleceram não só no cinema, mas também no imaginário estrangeiro. Isso ocorre por conta do forte poder de influência deste meio de comunicação, afetando assim também o turismo do local representado, que depende intensamente da sua imagem turística, especialmente no âmbito do turismo internacional-
Descrição: dc.descriptionRio de Janeiro has been frequently misrepresented in foreign cinema since the development of the art to a product, in the form of movies. The power of influence of cinema is capable of creating and modifying imaginaries with the repetition of certain images in its representations. Between the decades of 40 and 50, Carmen Miranda became a non official ambassador of Brazil, acting on several movies in the United States. This paper intends to analyze how the Hollywood movies of Carmen Miranda may have influenced the foreign imaginary about Rio de Janeiro. To this end the movies That Night in Rio (1941) and Nancy goes to Rio (1950) were filmically analyzed with the aid of a bibliographic research with the objective of – through a qualitative approach – identifying in this works the images and its different meanings regarding Rio de Janeiro. Throughout the chapters are studied the power of influence of cinema over imaginaries and its relation with tourism; the construction of the imaginary of the city in different times; and finally the different elements included in this films and to what type of image or stereotype they could be associated, besides a evaluation of the touristic potential of the image of Carmen Miranda to the city. The filmic analysis shows that both movies didn’t create any kind of stereotype about Rio de Janeiro but appropriated those already existent – many originated since the colonization by the Europeans – and established them not only in cinema but also in the foreign imaginary. This happens because of the strong power of influence of this means of communication affecting as well the tourism of the place represented which depends intensely on its touristic image, especially in the scope of international tourism-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCarmen Miranda-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipo-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCarmen Miranda-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectStereotype-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Título: dc.titleO Rio de Janeiro de Carmen Miranda: o poder de influência do cinema na construção da imagem turística da cidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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