Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Machado-Pinheiro, Walter | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Izabela Mocaiber | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Pedro Paulo Pires dos | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso Junior, Armando dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12344 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769262 | - |
Descrição: dc.description | A capacidade de seleção de estímulos relevantes é uma habilidade fundamental para uma interação coerente com o ambiente. O sistema nervoso usa de mecanismos atencionais para regular o comportamento de acordo com necessidades específicas enquanto as funções executivas monitoram e ajustam a resposta comportamental visando a melhor performance, com o mínimo de custo. O teste Stroop é frequentemente usado no estudo do funcionamento de sistemas atencionais e das funções executivas (MACLEOD, 1991; MIYAKE ET AL, 2000). Uma importante variação do teste Stroop é o chamado "Stroop pareado", no qual voluntários devem comparar atributos de diferentes estímulos, sendo um deles um estímulo “Stroop”, e pressionar uma de duas teclas de acordo com o resultado da comparação. Dois tipos de interferência são comuns nos testes Stroop Pareado utilizados pelo nosso grupo: o conflito de resposta e o efeito congruência. Trabalhos anteriores mostram que quando o voluntário conseguia se beneficiar de certos aspectos da tarefa, era possível eliminar o conflito de resposta, o que gerava uma redução no tempo de reação (PORTES ET AL, 2010; MORAIS, 2013). No estudo aqui descrito, mantivemos a estrutura do protocolo experimental usado em trabalhos anteriores, que consistia na apresentação de três estímulos: um estímulo Stroop central (congruente ou incongruente) e dois estímulos laterais, que serviam como opções de resposta. A tarefa dos voluntários (13 mulheres (54,2%) e 11 homens (46,8%), com média de idade de 21,9 ± 3,67) era apertar a tecla lateral que correspondia à dimensão relevante do estímulo Stroop. Porém, alteramos a ordem de apresentação dos estímulos, com o estímulo Stroop aparecendo anteriormente às opções de resposta. Nossa hipótese era que essa inversão obrigaria os voluntários a adotarem novas estratégias para se adaptar às novas demandas da tarefa. Nossos resultados mostraram que, de fato, a inversão da ordem de apresentação dos estímulos influenciou a estratégia que os voluntários precisavam adotar para resolver o teste. Assim, essa alteração permitiu que os voluntários usassem suas funções de alta-ordem para a atenuação do efeito congruência, mas não para a eliminação do conflito de resposta. Entendemos esse resultado como evidência do funcionamento de funções executivas (como flexibilidade cognitiva e inibição de respostas rotineira) para uma melhor adaptação comportamental frente a diferentes aspectos da tarefa | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Rio das Ostras | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito Stroop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Executivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo de Reação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo de Reação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função Executiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teste de Stroop | - |
Título: dc.title | Fatores contextuais modulam a imposição de recursos cognitivos de alta-ordem: um exemplo da importância da flexibilidade cognitiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: