Da TV ao PC: o impacto do uso de novas tecnologias no consumo em mídias sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.contributorRamos, Jair de Souza-
Autor(es): dc.contributorFialho, Carlos Eduardo Machado-
Autor(es): dc.creatorSilva, Juliana Lencina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769253-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse trabalho é concluir se a sociabilidade de rede, que é aprofundada e modificada pelas novas tecnologias de comunicação, foi capaz de transformar e impactar os mecanismos de operação da comunicação no mercado de entretenimento alterando a forma de consumo dos usuários nas plataformas digitais, no caso do trabalho, no YouTube. Para tanto, faço aqui uma análise dos mundos sociais que cercam a cultura popular dos vídeos de entretenimento inicialmente pela Music Television Brasil (MTV Brasil) que foi pioneira em determinada linguagem audiovisual na América Latina, e posteriormente no YouTube, a maior plataforma de vídeos em streaming do mundo através de uma tentativa de relacionar os anúncios recebidos pelos usuários e o funcionamento da lógica de algoritmos na plataforma pelo conteúdo que eles consomem. O presente trabalho foi inspirado em sua maior parte pela teoria do Ator-rede (TAR) que por sua vez atravessa um estudo de caso em via de explorar as interações que geram o impacto das configurações e arranjos atuais dessas relações entre usuário e conteúdo através da materialidade e heterogeneidade das redes. A bibliografia utilizada, no geral, compreende os trabalhos que abrangem sociologia da informação, da comunicação e da cultura. Quanto à metodologia, foram utilizadas análises de dados quantitativos para relacionar comparativamente as plataformas de comunicação aqui citadas, e análises qualitativas em entrevistas diretas que foram feitas tanto pessoalmente quanto em vídeo chamadas para a analisar o conteúdo de anúncios no YouTube que um grupo específico recebe, utilizando um recorte de gênero e idade. Contudo, afirma-se, com os estudos elaborados, que as interações dos usuários com o conteúdo das plataformas são modificadas devido à manipulação de interesses de empresas que visam maiores fins lucrativos. Não que seja uma novidade ao se tratar da comunicação, porém o que antes era feito para atingir maiores grupos, não só pode ser feito, como é preferencialmente feito de forma individual, atendendo assim às demandas da individualização e especialização dos sujeitos nos pós modernidade-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to conclude that network sociability, which is deepened and modified by the new communication technologies, was able to transform and impact the mechanisms of operation of communication in the entertainment market, changing the way consumers use digital platforms, in the case of this work, on YouTube. Therefore, here I analyze the social worlds that surround the popular culture of entertainment videos initially by Music Television Brasil (MTV Brasil), which pioneered a certain audiovisual language in Latin America, and later on YouTube, the largest video platform in streaming the world through an attempt to relate the ads received by users and the operation of algorithm logic in the platform for the content they consume. The present work was largely inspired by the actor-network theory (ANT) which in turn traverses a case study exploring the interactions that generate the impact of the current configurations and arrangements of these relations between user and content through materiality and heterogeneity of networks. The bibliography used, in general, includes works that cover sociology of information, communication and culture. As for the methodology, quantitative data analyzes were used to comparatively relate the communication platforms mentioned here, and qualitative analyzes in direct interviews that were done both in person and in video calls to analyze the content of ads on YouTube that a specific group receives, using a cut of gender and age. However, with the studies that have been written, it is stated that user interactions with platform content are modified due to the manipulation of interests of profit-oriented companies. Not that it is a novelty when it comes to communication, but what was previously done to reach larger groups, not only can be done, but is preferably done individually, thus meeting the demands of the individualization and specialization of the subjects in postmodernity-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMTV-
Palavras-chave: dc.subjectYoutube-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo digital-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectSociology of communication-
Palavras-chave: dc.subjectMTV-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithms-
Título: dc.titleDa TV ao PC: o impacto do uso de novas tecnologias no consumo em mídias sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.