A Importância dos contos na formação de um sujeito leitor: uma experiência de leitura com alunos da EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Amanda Gulineli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22204-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769250-
Descrição: dc.descriptionO trabalho tematiza sobre a importância dos contos para a formação de leitores adultos. Destaca a importância de histórias em diálogos com as vivências cotidianas de sujeitos sociais e suas narrativas orais. Busca compreender como a formação leitora pode ser influenciada por formas pessoais e singulares de ler o mundo. A experiência de leitura com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) evidenciou o potencial dos contos como textos que narram vivências cotidianas e possibilitam ao leitor produzir suas próprias narrativas. A metodologia bibliográfica destacou autores como Benjamin, Matos e Freire em diálogos com o texto, além de narrativas biográficas e autobiográficas, de modo a refletir sobre a produção desse trabalho e as construções pessoais dos sujeitos, que compartilharam seus discursos, suas histórias e seus saberes em processos interativos deflagrados pela experiência de leitura de um conto africano. A pesquisa evidenciou os contos com potencial educativo e como espaços de reflexão e transformação pessoal-
Descrição: dc.descriptionThe work focuses on the importance of short stories (tales) for adult education (readers). It highlights the importance of stories in dialogues with the daily experiences of social subjects and their oral narratives. It seeks to understand how reading (reader) training can be influenced by personal and singular ways of reading the world. The reading experience with students of Youth and Adult Education (the Education of Youth and Adult) showed (evidenced) the potential of stories (the tales) as texts that narrate everyday experiences and enable the reader to produce their own narratives. The bibliographic methodology highlighted authors such as Benjamin, Matos and Freire in dialogues with the text, in addition (as well as) to biographical and autobiographical narratives, in order to reflect on the production of this work and the personal constructions of the subjects, who shared their speeches, their stories and their knowledge in interactive processes triggered by the experience of reading an African tale. A (The) research showed (evidenced the) tales with educational potential and as spaces for reflection and personal transformation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectContos populares-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas biográficas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitor-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPopular tales-
Palavras-chave: dc.subjectBiographical narratives-
Palavras-chave: dc.subjectReader training-
Título: dc.titleA Importância dos contos na formação de um sujeito leitor: uma experiência de leitura com alunos da EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.