Comitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVeloso, Letícia Helena Medeiros-
Autor(es): dc.contributorMonica, Eder Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCastro, Carla Apollinário de-
Autor(es): dc.contributorMello, Ricardo Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5578013319745501-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1277202985083208-
Autor(es): dc.creatorSantos, Arethusa Sidelly Medeiros dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769231-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como tema estudar as ações do Comitê comunitário Cidade de Deus na luta pela implantação de uma escola de ensino médio. Dentro destes limites, busca compreender a dinâmica de relações internas estabelecidas entre as instituições que compõem o Comitê e a forma como se dão as relações de poder com entidades externas à Cidade de Deus. A luta por educação marca a existência e resistência dos moradores de Cidade de Deus desde sua formação, sendo a instituição do Comitê Comunitário Cidade de Deus e a elaboração do Plano para o Desenvolvimento comunitário da Cidade de Deus um marco neste processo. Não obstante exista na localidade tão somente uma unidade escolar com funcionamento exclusivamente noturno atendendo pequeno quantitativo de alunos, a demanda local por uma escola de ensino médio passou a ser documentada através do Plano para o Desenvolvimento comunitário desde o ano de 2004, razão pela qual se faz relevante compreender as articulações que se constroem neste processo. Os métodos de pesquisa partem de verificação empírica, por meio da observação participante e uma abordagem do campo com inspiração etnográfica. O trabalho estrutura-se em três eixos condutores: inserção da pesquisadora no campo e análises iniciais do diário de campo; construção do Fórum Comunitário Cidade de Deus e a dinâmica de relações internas e externas ao Comitê comunitário e Agência de desenvolvimento local; Desdobramentos do Fórum e a projeção da Escola de ensino médio para Cidade de Deus. Como resultado, formula-se o tensionamento entre as esferas política e executiva do Comitê e as relações de poder estabelecidas com entidades externas, projetando questionamentos acerca da função das organizações no processo de articulação da Escola de ensino médio-
Descrição: dc.descriptionThe present work intends to study the Community Commitee City of God actions in the struggle for the implementation of a High shool. Within those limits, It seeks to understand the internal and external relations dinamic involving the Community Commitee. The struggle for education marks the existence and resistence of residentes since Its foundation. In this process, the creation of the Community Commitee and a Local Development Plan were important milestones. The local demand for a Secondary School has been recorded at the Local Development Plan since 2004. However, there is only one secondary school in the neighbourhood working only at night for a few students, witch makes relevant to comprehend the linkages created in this process. The research methods are based on a empirical verification, through Participant observation and an approach of ethnographic inspiration. The Working structure is based on three axis: the researcher inclusion in the field and the field diarys’ first analysis; The construction of Community Forum City of God and the internal and external relations dinamic involving the Community Commitee and Local Developmet Agency; The Forum impacts and the projection of a Secondary school for City of God. As a result, tensions were developed between the political and executive spheres at the Comitee and the power relations established with external entities, projecting questions about the organizations functions in the process of Secondary School articulation-
Descrição: dc.description87 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComitê Comunitário Cidade de Deus-
Palavras-chave: dc.subjectPlano para o desenvolvimento comunitário em Cidade de Deus-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de poder-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectCidade de Deus-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento comunitário-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity Commitee City of God-
Palavras-chave: dc.subjectLocal development plan in City of God-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary school-
Palavras-chave: dc.subjectPower relations-
Palavras-chave: dc.subjectEthnography-
Título: dc.titleComitê Comunitário Cidade de Deus e a luta por uma escola de ensino médio: uma abordagem de inspiração etnográfica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.