Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Maria Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Júdice, Norimar Pasini Mesquita | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maria Teresa Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Vanda Maria Cardozo | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Patrícia Maria Campos de | - |
Autor(es): dc.creator | Siqueira, Maria Claudia Ribeiro de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769212 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa propõe-se a estudar as estratégias argumentativas, como os modalizadores, os índices polifônicos, os pressupostos e os subentendidos, com o objetivo de descortinar a ideologia presente em 12 textos de abertura, ou lides, dos capítulos do livro didático do 9o ano, do Ensino Fundamental, Português linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. O exame dos temas e projeções dos enunciadores revela-se importante, nesse sentido, para se avaliar a construção dos sentidos nos lides – que funcionam como motivação para os textos dos capítulos – e a sua pertinência com relação ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A análise linguística fundamenta-se na articulação entre a sintaxe do texto, postulados funcionalistas e a semântica linguística. As análises textuais revelaram uma variedade temática no corpus, em consonância com os objetivos do PNLD, e a presença de estratégias argumentativas com o intuito de se conseguir a adesão do aluno-leitor. A dissimulação do locutor, responsável pelo enunciado, em relação a algumas chamadas, por exemplo, consistiu em um mecanismo de persuasão fundamental, cujo efeito foi provocar a sedução do jovem leitor. Nesse sentido, também revelou uma visão estigmatizada do locutor a respeito do interesse dos adolescentes por temas ligados à leitura e a assuntos da atualidade | - |
Descrição: dc.description | This research aims to study the argumentative strategies such as modalisers, polyphonic indices, assumptions and implicits, in order to unfold the ideology within 12 introductory texts (so called leads), in the chapters of the textbook for the ninthgrade of Elementary School Português linguagens by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. The examination of the themes and projections of speakers are important in this sense, to evaluate the construction of the senses in the leads – which play a motivational role for the text of each chapter – and their relevance in the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). The present linguistic analysis is based on the relationship between the text syntax, functionalist postulates and linguistic semantics. The textual analysis proved to be a thematic variety in the corpus, aligned with the objectives of PNLD, and the presence of argumentative strategies in order to achieve the accession of the student-reader. The concealment of the speaker, responsible for the statement, in some titles of introductory texts, for example, consisted of a fundamental persuasion mechanism, the effect of which was causing the seduction of the young reader. Accordingly, it also brought out a stigmatized view of the speaker about the interest of adolescents by issues related to reading and current affairs | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texto didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polifonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implícitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de opinião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argument | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modalisation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polyphony | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implicit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Opinion making | - |
Título: dc.title | Análise linguístico-argumentativa de lides em livro didático do 9º ano: implicações ideológicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: