Reflexões multiculturais na educação: Contribuições de um projeto da UFRRJ através do PRONERA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorPeres, Sidnei Clemente-
Autor(es): dc.contributorPessoa, Wilma-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Guilherme da Cunha Maurey de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24177-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769208-
Descrição: dc.descriptionA monografia visa discutir a respeito da educação do campo, tendo como indagações norteadoras: Qual a relação entre o processo de elaboração de políticas públicas educativas e movimentos sociais no sentido de defender a educação do campo como um direito social inclusivo e intercultural? Em que medida as perspectivas multiculturais educacionais em debate no contexto brasileiro superam o modelo heteronormativo existente? Como o Projeto da Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFFRJ se configura como uma alternativa intercultural adotando metodologicamente a Pedagogia da Alternância? Metodologicamente, analistas clássicos da Sociologia da Educação como Marx, Durkheim e Weber servem para explicitar o papel da educação. Assim também, as contribuições de Bourdieu com os conceitos de habitus, capital cultural e capital econômico mostram a relevância das condições materiais para gerar o distanciamento social nas formas de aprendizagem no sistema escolar entre os grupos discentes. Giddens e Mills revelam a finalidade da Sociologia Escolar no currículo em termos da construção da imaginação sociológica como ferramenta epistemológica para o estranhamento e a desnaturalização dos fatos sociais, recolocando-os em sua totalidade histórica. No campo da educação, Paulo Freire, Vera Candau, Luiz Fernandes de Oliveira, Alice Akemi Yamasaki e Suely Caldart serviram para explicitar o projeto da Licenciatura de Educação do Campo (LEC) da UFFRJ, como resultado das parcerias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e dos encontros do PRONERA. Parte-se do suposto de que a Pedagogia da Alternância é uma proposta dialógica de ensino originada na didática de Paulo Freire, empregada no Projeto de Licenciatura da Educação do Campo da UFRRJ, defendendo uma política pública inclusiva e intercultural, que atende com pertinência as peculiaridades dos participantes.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to discuss about the educational area, having as guiding questions: what is the relation between the public politics elaboration process and social movements in a way to defend the countryside education as a social, inclusive and multicultural human right? In what measure the multicultural educational perspectives in the Brazilian context overcome the heteronormative existent model? How the Licentiate in Countryside Education (LCE) from UFRRJ configures itself as an intercultural alternative by adopting the Alternance Pedagogy methodology? Methodologically, classicals annalists from Educational Sociology as Marx, Durkheim and Weber contributes to explain educational role. As so, the contributions from Bourdieu with the concepts of habitus, cultural and economic capital shows the material conditions relevance to generate social gaps in learning methods inside the scholar system between students' groups. Giddens and Mills shows us the scholar Sociology goals through the curriculum in terms of the sociological imagination construction as an epistemological tool for the estrangements and denaturalization of social facts, relocating them in their historical totality. In the education field, Paulo Freire, Vera Candau, Luiz Fernandes de Oliveira, Alice Yamasaki and Roseli Caldart helps to explain the Licentiate in Countryside Education (LCE), from UFRRJ, project as a result of partnerships from the Movement of Countryside Landless Workers MCLW (MST in portuguese) and the PRONERA meetings. Starting from the supposition that the Alternance Pedagogy is a dialogical teaching proposition originated in Paulo Freire, used in the Licentiate in Countryside Project from UFRRJ, defending an inclusive and intercultural public politic which strongly attends to the participants peculiarities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPRONERA-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos Sociais dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da alternância-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectReforma agrária-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento social rural-
Palavras-chave: dc.subjectPronera-
Palavras-chave: dc.subjectMovement of Countryside Landless Workers-
Palavras-chave: dc.subjectAlternance pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalism-
Palavras-chave: dc.subjectPublic politics-
Título: dc.titleReflexões multiculturais na educação: Contribuições de um projeto da UFRRJ através do PRONERA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.