Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jacobs, Lydie Oiara Bonilla | - |
Autor(es): dc.contributor | Miller, Joana | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Claudia Cruz da | - |
Autor(es): dc.creator | Belluomini, Ana Vitoria da Silva Correia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6792 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769203 | - |
Descrição: dc.description | A antropologia da criança tem se consolidado como um importante campo, ao rever a noção de infância, buscando construir uma perspectiva sobre as crianças a partir de uma crítica ao pensamento colonial. Contribuindo, assim, na rearticulação do pensamento etnológico, ao possibilitar reconhecer as crianças indígenas como possíveis agentes produtores de cultura. Pretendo neste trabalho apontar os caminhos da antropologia nos últimos séculos que levaram à possibilidade da construção de uma antropologia da criança, desde o evolucionismo até os estudos etnológicos mais recentes sobre o corpo e a pessoa ameríndia. Buscando responder à pergunta sobre o que é ser criança, para as crianças indígenas, a partir dos estudos sobre corporalidade nas terras baixas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem corporal na criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância; aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnologia | - |
Título: dc.title | O campo da Antropologia da criança e a corporalidade das crianças indígenas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: