Gestão da aprendizagem da Matemática no Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN): contribuições e limites

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorOrtigão, Maria Isabel Ramalho-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Raphael Gualter-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28594-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769190-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem como objetivo analisar como a aprendizagem da matemática é gerida na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, por meio do seu próprio sistema implantado em 2015 - o Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN). Tal sistema, apresentou-se como modelo alternativo a política nacional de avaliação, pressupondo a diagnose e a participação da comunidade educativa para além da lógica de accountability - compensação financeira (meritocracia) ou ranqueamento. Mais especificamente, buscou-se analisar de que forma a aprendizagem da matemática é tratada no Programa Avaliar para Conhecer, parte do sistema, compreendendo quais são os objetivos e os desenhos das avaliações propostas pelo Programa, que é responsável pelo pelo diagnóstico da aprendizagem e do contexto socioeducativo. Para tanto, analisamos diversos documentos oficiais referentes ao SAEN, além de realizarmos uma entrevista com uma das formuladoras do sistema e quatro entrevistas com gestores de unidades escolares. Diante dos dados coletados, buscamos apresentar por diversas tabelas e gráficos como a gestão da aprendizagem tem ocorrido na Rede Pública Municipal de Educação de Niterói, indicando: a forma que a aprendizagem da matemática é tratada; o comportamento dos dados de avaliação da aprendizagem dos alunos na área de matemática para os anos finais do ensino fundamental; as estratégias e ações desenvolvidas para qualificação da aprendizagem dos alunos. Com o estudo realizado, observamos os seus desdobramentos que nos permitem definir tanto as suas contribuições quanto os seus limites para se pensar a qualificação da aprendizagem da matemática. Consideramos que as disputas estão dadas nesse processo na medida em que os governos locais são modificados e, não apenas isso, mas também na medida que a política interage com relações de poder na própria escola. Portanto, quanto maior participação e engajamento dos professores para se discutir os caminhos do SAEN maior será a possibilidade dessa Rede Pública contrapor e resistir a uma lógica performática hegemônica em suas avaliações externas.-
Descrição: dc.descriptionThe study aims to analyze how mathematics learning is generated in the Municipal Public Education Network of Niterói, through its own system updated in 2015 - the Niterói Education Evaluation System (SAEN). This system was presented as an alternative model to the national evaluation policy, assuming a diagnosis and the participation of the educational community beyond the logic of accountability - financial compensation (meritocracy) or ranking. More specifically, we sought to analyze how mathematics learning is dealt with in the Avaliar para Knowing Program, part of the system, understanding what are the objectives and designs of the proposals by the Program, which is responsible for diagnosing learning and the socio-educational context. . For that, we analyzed several official documents related to SAEN, in addition to conducting an interview with one of the formulators of the system and four interviews with managers of school units. In view of the data collected, we sought to present, through various tables and graphs, how learning management has taken place in the Municipal Public Education Network of Niterói, indicating: the way in which mathematics learning is handled; the behavior of student learning assessment data in the area of mathematics for the final years of elementary school; the strategies and actions developed to qualify students' learning. With the study carried out, we observed its incentives that allow us to define both its contributions and its limits to think about the qualification of mathematics learning. We consider that disputes are given in this process as the places of government are modified and, not only that, but also as politics interacts with power relations in the school itself. Therefore, the greater participation and engagement of teachers to discuss the paths of SAEN, the greater the possibility of this Public Network to oppose and resist a hegemonic performative logic in its external estimates.-
Descrição: dc.description268 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation System-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Management-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Performance-
Título: dc.titleGestão da aprendizagem da Matemática no Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN): contribuições e limites-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.