
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Linhares, Horácio Marconi da Silva Matias Dantas | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Carollayne da Silva Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12496 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769187 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema. | - |
| Descrição: dc.description | The teaching of Physics is a process in full development, which requires, in many times, the use of means that facilitate. Given this, it is necessary to consider an alternative to make the interconnection of the contents with the daily life of the students, which can be accomplished through the use of the previous concepts. In this context, the present work presents the use of a pedagogical strategy that uses models to introduce lessons about radiation. For this research we used the case study, the strategy was held at two public schools in the city of St. Antônio de Pádua/RJ. As theoretical foundation adopted the significant Ausubel learning theory with a focus on subsunçores and organizers. The data collected through the questionnaires show a good understanding of the applications of radiation/radioactivity and a positive evaluation of the pedagogical strategy used, thus demonstrating that the models were an important resource for the process learning education of the theme. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maquetes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conceitos Prévios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Efeitos biológicos da radiação ionizante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meaningful Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Previous Concepts | - |
| Título: dc.title | Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: