Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLinhares, Horácio Marconi da Silva Matias Dantas-
Autor(es): dc.creatorTavares, Carollayne da Silva Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769187-
Descrição: dc.descriptionO ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of Physics is a process in full development, which requires, in many times, the use of means that facilitate. Given this, it is necessary to consider an alternative to make the interconnection of the contents with the daily life of the students, which can be accomplished through the use of the previous concepts. In this context, the present work presents the use of a pedagogical strategy that uses models to introduce lessons about radiation. For this research we used the case study, the strategy was held at two public schools in the city of St. Antônio de Pádua/RJ. As theoretical foundation adopted the significant Ausubel learning theory with a focus on subsunçores and organizers. The data collected through the questionnaires show a good understanding of the applications of radiation/radioactivity and a positive evaluation of the pedagogical strategy used, thus demonstrating that the models were an important resource for the process learning education of the theme.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectMaquetes-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos Prévios-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEfeitos biológicos da radiação ionizante-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Palavras-chave: dc.subjectModels-
Palavras-chave: dc.subjectPrevious Concepts-
Título: dc.titleUtilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.