Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3774442484775804 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Lígia Maria Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0059570879207078 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/5891118757963000 | - |
Autor(es): dc.creator | Martinelli, Cynthia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27748 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769167 | - |
Descrição: dc.description | O educador através da educação forma um cidadão crítico e reflexivo. O conhecimento sobre a aprendizagem e suas teorias, o permite maiores possibilidades de trabalho na sala de aula com seus educandos, já que cada um tem seu estilo próprio de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar o educando, através da utilização de jogos didáticos, no aprendizado de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, diante da inquietude da sala de aula, da busca pelo aprendizado dinâmico e ativo. A metodologia utilizada é uma adaptação do jogo de cartas MAU-MAU sobre as funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos, que foi aplicado a duas turmas do Ensino Médio, culminando num processo ensino-aprendizagem dinâmico e construtivista. Após a aplicação do jogo didático, os alunos responderam a um questionário com o objetivo de avaliar os resultados do jogo na aprendizagem. Sabe-se que os jogos didáticos são um auxílio real no processo ensino-aprendizagem, promovendo a busca pelo conhecimento por parte do aluno, como também uma interação saudável entre eles. Vale ressaltar que é importante a segurança e conhecimento por parte do educador que o aplicará. Durante a aplicação do jogo verificou-se o interesse por parte dos alunos no assunto abordado, como também o desenvolvimento do conhecimento. A adaptação do jogo MAU-MAU poderá ser utilizado como ferramenta auxiliar pelo professor do Ensino Médio que aborda o assunto de funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The educator through education forms a critical and reflective citizen. Knowledge about learning and its theories allows the educator greater possibilities of working in the classroom with their students, since each one has its own style of learning. The present work aims to assist the student, through the use of didactic games, in the learning of oxygenated organic functions and hydrocarbons, in the face of the restlessness of the classroom, the search for dynamic and active learning. The methodology used is an adaptation of the MAU-MAU card game on oxygenated organic and hydrocarbon functions, which was applied to two high school classes, culminating in a dynamic and constructivist teaching-learning process. After applying the didactic game, the students answered a questionnaire in order to evaluate the results of the game in learning. It is known that didactic games are a real aid in the teaching-learning process, promoting the search for knowledge by the student, as well as a healthy interaction between them. It is noteworthy that it is important the safety and knowledge on the part of the educator who will apply it and interest on the part of the student. During the application of the game, there was interest on the part of the students in the subject addressed, as well as the development of knowledge. The adaptation of the MAU-MAU game can be used as an auxiliary tool by the high school teacher who addresses the subject of oxygenated organic functions and hydrocarbons | - |
Descrição: dc.description | 93 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções orgânicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidrocarboneto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic game | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic functions | - |
Título: dc.title | Jogo de cartas: adaptação do jogo mau-mau das funções orgânicas oxigenadas e hidrocarbonetos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: