Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Arley José Silveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Priscila Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Isadora Rocha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6782 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769166 | - |
Descrição: dc.description | O estudo aqui apresentado apresentou a visão inicial sobre a relação entre ansiedade e o sistema personalizado de ensino (SPE). Foi realizado um questionário com os alunos matriculados na disciplina de “TSP III: behaviorismo”, com a finalidade de entender como a ansiedade faz parte de suas vidas e de que forma o uso de uma metodologia diferente da tradicional poderia afetar a relação dos alunos com a disciplina e com respostas de ansiedade. As análises demonstraram que a ansiedade é um componente bastante presente na vida dos alunos e muitos deles se apresentam com níveis elevados de comportamentos ansiosos. Foi possível observar que os participantes se sentem pressionados ao realizar avaliações no geral, e a relação que estabeleceram inicialmente entre a metodologia do SPE com a ansiedade pode se dar de maneira que, há estranhamentos iniciais, pelo fato de que muitos alunos afirmam ter tido contato apenas com a metodologia tradicional ao longo do histórico educacional. Os participantes acreditam que esse sistema possibilita níveis mais baixos de ansiedade que o método tradicional, sendo que há maior preferência pelo SPE se comparado a outras metodologias de ensino. Também foi demonstrado que o uso da plataforma Moodle como ferramenta dentro de uma disciplina presencial, é de grande importância, por auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem dos alunos | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes the initial view about the relation between anxiety and the personalized system of education (SPE), which methodology is based on the behavior analysis. A questionnaire with students at the discipline TSP III: behaviorism was done with the aim of understanding anxiety in their lives and how the use of a methodology different from the traditional could affect the relation of students with the discipline and with the responses to anxiety. The analysis showed that anxiety is a present component in the students’ lives and many of them have high levels of anxiety behavior. It was possible to observe that the participants fell pressured when realize evaluation in general, and the relation that they initially stablish between the SPE methodology and anxiety can occur in a way that there is initial strangeness, by the fact that many students state that they had contact only with the traditional methodology during their educational history. The participants believe that this system enables low levels of anxiety than other teaching methods. It was also showed that the use of Moodle platform is of a great importance as an instrument in a face-to-face discipline for supporting and facilitating the learning process of students | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema personalizado de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma Moodle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behaviorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personalized system of instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Platform Moodle | - |
Título: dc.title | Ansiedade e SPE: estudo exploratório na disciplina de “teorias e sistemas psicológicos III: behaviorismo” de um curso de psicologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: