Qualidade de vida no trabalho e comprometimento organizacional: a realidade de uma empresa do ramo comercial da Região dos Lagos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTaveira, Izabela Maria Rezende-
Autor(es): dc.contributorSaraiva, Ernani Viana-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio do Nascimento Siqueira da-
Autor(es): dc.creatorGomes, Jéssica Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:22:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:22:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23419-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769147-
Descrição: dc.descriptionVerifica-se na área comercial praticas superficiais de gestão de pessoas. Um exemplo é a falta de medições adequadas que mostrem a importante relação entre gestão de pessoas, QVT e comprometimento organizacional. As perguntas que direcionaram esta pesquisa foram: qual a relação entre comprometimento organizacional e qualidade de vida no trabalho? Trabalhadores que possuem maior qualidade de vida no trabalho são mais comprometidos com a organização? Assim este estudo objetivou medir o nível de comprometimento organizacional e QVT dos funcionários de uma empresa comercial, na Região dos Lagos no estado do RJ. Para isto foi utilizada uma pesquisa de campo de natureza exploratória, descritiva e explicativa. Foi utilizada a escala EBACO desenvolvida por Medeiros (2003), para medir o nível de comprometimento organizacional e um questionário construído pela pesquisadora, baseado nos critérios de Walton (1973), para a medição da QVT. Articulando e relacionando os resultados obtidos, concluiu-se que no geral a organização tem um nível positivo de comprometimento organizacional e de QVT, no entanto o resultado passa longe da excelência. Tais resultados são entendidos como reflexo da deficiência na gestão de pessoas. Os resultados evidenciaram ainda os pontos que podem e devem ser otimizados para se obter a plena eficiência operacional, nota-se que há aspectos diferentes a serem melhorados em cada uma das filiais da empresa. Sugere-se assim, que haja uma investigação a fundo das razões das diferenças entre as filiais, buscando investigar principalmente ao que tange aos processos de gestão, as lideranças e a comunicação e o clima organizacional-
Descrição: dc.descriptionIn the commercial area, superficial people management practices are observed. An example is the lack of adequate measurements that show the important relationship between people management, QWL and organizational commitment. The questions that guided this research were: What is the relationship between organizational commitment and quality of life at work? Are workers with higher quality of life at work more committed to the organization? Thus, this study aimed to measure the level of organizational commitment and the QLW of the employees of a commercial company, in the region of the lakes in the state of RJ. For this, an exploratory, descriptive and explanatory field research was used. The EBACO scale developed by Medeiros (2003) was used to measure the level of organizational commitment and a questionnaire built by the researcher, based on Walton's criteria (1973), for measuring QWL. Articulating and relating the results obtained, it was concluded that in general the organization has a positive level of organizational commitment and QLW, however the result is far from excellence. Such results are understood as reflecting the deficiency in people management. The results also highlighted the points that can and should be optimized to obtain full operational efficiency, it is noted that there are different aspects to be improved in each of the company's branches. It is therefore suggested that there be a thorough investigation of the reasons for the differences between the branches, seeking to investigate mainly with regard to management processes, leadership and communication and the organizational climate-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de pessoas-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectComprometimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de pessoas-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectComprometimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectPeople management-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of life at work-
Palavras-chave: dc.subjectQLW-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational commitment-
Título: dc.titleQualidade de vida no trabalho e comprometimento organizacional: a realidade de uma empresa do ramo comercial da Região dos Lagos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.