Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bomfim, Priscilla Oliveira Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rafael Brito | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Alexandre dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Vale, Thereza Cristina Machado do | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Guilherme Iack Pinheiro da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:22:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:22:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32349 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769143 | - |
Descrição: dc.description | O uso e abuso de drogas é um problema mundial que atinge milhões de pessoas todos os anos, em especial o público jovem. A adolescência é um período de alta vulnerabilidade para início do uso de psicoativos, e isso se dá devido a diversas questões sociais e psicológicas que podem estar diretamente envolvidas com o início do consumo. A dependência causada pelo consumo de drogas está diretamente ligada a uma série de mecanismos biológicos e está envolvida em inúmeros fatores que podem atuar como protetores ou de risco. À vista disso, trabalhos de prevenção que sejam capazes de alcançar esse público se fazem necessários, e a escola mostra-se como o melhor espaço para desenvolvimento de tal, considerando sua capacidade de alcance. Programas de prevenção baseados em conhecimento apresentam resultados positivos e altas taxas de sucesso, com capacidade de diminuir os riscos de início de uso, e assim reduzir os diversos danos causados pelo consumo de drogas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a produção de uma cartilha educativa com conteúdo neurocientífico apresentando os efeitos e características das principais substâncias psicoativas, com a intenção de realizar um trabalho de prevenção alcançando jovens em idade escolar. Essa cartilha será disponibilizada virtualmente e também distribuída nas escolas, visando também o estabelecimento de diálogo e discussões entre a Universidade e as instituições de ensino básico, para que juntas, possam ser estabelecidas colaborações capazes de atuar a favor de diversas questões da sociedade. | - |
Descrição: dc.description | Drug use and abuse is a worldwide problem that affects millions of people every year, especially youths. Adolescence is a period of high vulnerability to start using psychoactive drugs due to the various social and psychological issues that may be directly involved in the beginning of consumption. Dependence caused by drug consumption is directly linked to a series of biological mechanisms and is involved in numerous factors that can act as protective or risk factors. Regarding these facts, prevention works that are able to reach this public are necessary, and the school shows itself as the best space to develop this, considering its ability to reach. Knowledge-based prevention programs show positive results and high success rates, with the ability to reduce the risks of starting use, and thus reduce the various damages caused by drug consumption. Thus, the present work aims to produce an educational booklet with neuroscientific content presenting the effects and characteristics of the main psychoactive substances, with the intention of carrying out prevention work reaching young people of school age. This booklet will be available virtually and also distributed in schools, also aiming to establish dialogue and discussions between the University and basic education institutions, so that together, collaborations capable of acting in favor of various societal issues can be established. | - |
Descrição: dc.description | 30 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas de abuso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartilha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Droga ilícita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno relacionado ao uso de substâncias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drugs of abuse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Booklet | - |
Título: dc.title | Elaboração de cartilha virtual como ferramenta na educação sobre uso e abuso de drogas para adolescentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: