Pandemia do COVID-19: Uma Análise do Ecommerce e o Perfil dos Consumidores na Cidade do Rio de Janeiro de 2020 a 2023

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArêdes, Alan Figueiredo de-
Autor(es): dc.contributorMérida, Simone Manhães Arêas-
Autor(es): dc.contributorMarins, Cristiano Souza-
Autor(es): dc.creatorFRANCO, GUILHERME SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30333-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769113-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar a relevância do comércio eletrônico durante a pandemia do Covid-19, após a retomada do comércio físico, de forma a permitir uma compreensão abrangente do desempenho do comércio eletrônico. Por meio de uma pesquisa descritiva e explicativa, foram analisados os dados disponibilizados por plataformas de pesquisa, empresas especializadas em métricas para o comércio eletrônico, censos do IBGE e estudos científicos. Observou-se que no período de pandemia, o e-commerce obteve maior visibilidade, com aumento em sua relevância, no número de plataformas, e novos clientes. O comércio eletrônico tornou-se a forma mais viável mediante a pandemia e isolamento social de compra disponível, o que impulsionou seu crescimento. A pesquisa também envolveu a aplicação de um questionário, tanto presencial quanto online, com moradores do município do Rio de Janeiro, para compreender as preferências dos consumidores em relação ao e-commerce. Os resultados confirmaram a relevância contínua do comércio eletrônico, especialmente entre os jovens e consumidores experientes em compras pela internet. A comodidade, praticidade e diversidade de opções oferecidas pelo e-commerce foram apontadas como principais motivações para a escolha dessa modalidade de compra. Recomenda-se aprofundar o estudo das motivações e necessidades dos consumidores, a fim de orientar estratégias de negócio e compreender as demandas do mercado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Título: dc.titlePandemia do COVID-19: Uma Análise do Ecommerce e o Perfil dos Consumidores na Cidade do Rio de Janeiro de 2020 a 2023-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.