Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bernadá, Gabriel Mario Guerra | - |
Autor(es): dc.contributor | Domingues, Stella Maris Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Pardal, Juan Manuel | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, José Arribada Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769108 | - |
Descrição: dc.description | Em meio a tendência atual do mercado automotivo de buscar alternativas aos combustíveis derivados do petróleo para a propulsão dos veículos, as opções híbridas e elétricas surgem protagonistas neste processo. Embora de forma geral possuam eficiência e custo de manutenção melhores, quando comparado a veículos movidos a combustão interna, estas tecnologias apresentam novos desafios tecnológicos que se traduzem em investimento inicial consideravelmente mais elevado. Entre eles, está o powertrain que é o sistema responsável pela maior parte do custo de fabricação do carro elétrico. Para que os preços sejam cada vez mais acessíveis é necessário que novas pesquisas, públicas e privadas, sejam realizadas e novas tecnologias desenvolvidas. Nesse sentido, a Fórmula SAE Elétrica é um desafio busca promover estimular a pesquisa de novas tecnologias através de competições entre equipes que desenvolvem um protótipo monoposto tubular com propulsão elétrica. Atualmente, um dos maiores desafios é a integração dos subsistemas para garantir o funcionamento do veículo conforme projetado e, um dos componentes de maior relevância para a confiabilidade do veículo é o suporte do motor. Desta estrutura depende a eficácia na transmissão de potência do motor e, portanto, o desempenho do veículo. A rigidez desta peça e de suas juntas são atributos que devem ser otimizados de forma de minimizar deslocamentos e esforços dinâmicos no sistema de transmissão que possam levar a falhas mecânicas. Com essa motivação, o presente trabalho analisa um suporte de motor elétrico que apresentou falhas, e propõe uma solução otimizando componentes com apoio da modelagem computacional através do método dos em elementos finitos, para análise numérica de esforços estáticos e dinâmicos deste componente. | - |
Descrição: dc.description | Amidst the current trend in the automotive market of seeking alternatives to petroleum-derived fuels for vehicle propulsion, hybrid and electric options emerge as protagonists in this process. Although they generally have better efficiency and maintenance costs compared to internal combustion engine vehicles, these technologies present new technological challenges that result in considerably higher initial investment. Among them is the powertrain, which is the system responsible for the majority of the manufacturing cost of an electric car. In order for prices to become more affordable, it is necessary for new research, both public and private, to be conducted and new technologies to be developed. In this regard, the Electric Formula SAE is a challenge that aims to promote and stimulate the research of new technologies through competitions among teams that develop a single-seat tubular prototype with electric propulsion. Currently, one of the biggest challenges is the integration of subsystems to ensure the vehicle functions as designed, and one of the most relevant components for the reliability of the vehicle is the motor support. The effectiveness of power transmission from the motor and, consequently, the vehicle's performance depend on this structure. The rigidity of this part and its joints are attributes that must be optimized in order to minimize displacements and dynamic forces in the transmission system that could lead to mechanical failures. With this motivation, the present work analyzes a failed electric motor support and proposes a solution by optimizing components with the support of computational modeling using the finite element method for numerical analysis of static and dynamic loads on this component. | - |
Descrição: dc.description | 65 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor elétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículo elétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formula SAE electric | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric motor mount | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite element analysis | - |
Título: dc.title | Análise e otimização de um suporte de motor elétrico em um veículo fórmula SAE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: