Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brick, Eduardo Siqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:62453751222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773503D5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sant'anna, Annibal Parracho | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09746420704 | - |
Autor(es): dc.contributor | ttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787123Z3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza Filho, Romir Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:61480720682 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4418808456465519 | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Fabrício Lopes de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18435 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769103 | - |
Descrição: dc.description | The use of information technology and its tools had a significant increase in the last decade, especially by the dissemination of information and communication technologies that have become part of our daily life. Despite this fact, most institutions still follow the traditional teaching methods. In the other hand, a teaching methodology known as Online Distance Education is starting to spread as a distinct teaching method, nevertheless there are a few studies about it. The collaborative environments and the Learning Management Systems (LMS), with all their tools, are beginning to be seen as powerful resources in education, not only as distance methods, but also as facilitators of the traditional teaching. This study has focused in the development of the LMS Moodle, with the objective of using it as a Blended Learning system, in Undergraduate and Graduate Degree in Production Engineering at Federal University Fluminense (UFF) and Information Systems Undergraduate at Paraíso University. A case study was conducted, about the difficulties encountered in this development and use, about tools, resources and about the feedback from students and teachers. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | A utilização da informática e suas ferramentas tiveram um aumento expressivo nesta última década, principalmente pela difusão de tecnologias de informação e comunicação que se tornaram parte do nosso cotidiano. Apesar desse fato, o método de ensino da maior parte das Instituições de Ensino continua seguindo o modelo tradicional. O crescimento no uso da Educação à Distância Online, como método diferenciado de ensino, está se tornando evidente somente agora. Estudos sobre o assunto ainda são pouco abrangentes. Os ambientes colaborativos e os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (SGA), com todas as suas ferramentas, começam a se mostrar como poderosos recursos na educação, não só à distância, mas também como facilitadores do ensino presencial. Este estudo visou à implantação do SGA Moodle com este objetivo, na forma de B-Learning, em cursos de Pós Graduação e Graduação em Engenharia de Produção da UFF e Graduação de Sistemas de Informação na Faculdade Paraíso. Foi realizado um estudo de caso, sobre dificuldades encontradas em sua implantação e utilização, nas suas ferramentas, recursos e sobre o feedback tanto de alunos quanto de professores sobre este sistema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | Estratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de gestão de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em Engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | SGC | - |
Palavras-chave: dc.subject | EAD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | B-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning management system | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Avaliação do uso de sistema de educação à distância no ensino presencial | - |
Título: dc.title | Evaluation of using a distance teaching system in the traditional teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: