Marcas do experimental no cinema:um estudo sobre Câncer

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Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Theo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20284-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769092-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to discuss and analyze Cancer, a little-studied film by Glauber Rocha, the most well-recognized Brazilian filmmaker. It also proposes to point out elements of this film, both formal and plastic, still not explored by criticism. We believe that the majority of the existing analyses does not consider the most evident aesthetic potencies in Cancer, triggered by certain formal resources used in the film, precious to the experimental cinema and proximate to avant-garde procedures employed by plastic artists. Therefore this research proposes to understand and analyze the cinematographic mechanisms by means of tools provided by the theories of experimental cinema, as well as by the dialogue established between Cancer and other artistic manifestations, namely the Brazilian plastic arts avant-garde and Hélio Oiticica s works from the 1960s-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação visa discutir e analisar Câncer, um dos filmes pouco estudados do cineasta brasileiro mais contemplado com análises críticas, Glauber Rocha. Tem-se por objetivo apontar para novos caminhos ainda insuficientemente investigados, entre os quais ressaltamos determinados elementos plásticos e formais ainda pouco considerados nos estudos críticos desta obra. Como cremos, a maior parte dessas análises não levaria em conta as potências estéticas mais evidentes em Câncer, desencadeadas principalmente a partir de determinados recursos formais empregados no filme, caros ao cinema experimental e próximos a procedimentos das artes plásticas de vanguarda. Esta pesquisa buscaria, portanto, compreender e analisar estes artifícios cinematográficos por meio de ferramentas dadas pelas teorias do cinema experimental, assim como pelo diálogo com as demais artes que Câncer parece estabelecer, notadamente com a vanguarda das artes plásticas brasileiras e a trajetória artística de Hélio Oiticica na década de 1960-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinema Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema Experimental-
Palavras-chave: dc.subjectArtes Plásticas-
Palavras-chave: dc.subjectOiticica, Hélio, 1937-1980-
Palavras-chave: dc.subjectVanguarda (Estética)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCinema, Brazilian Cinema, Experimental Film, Visual Arts-
Palavras-chave: dc.subjectOiticica, Helio, 1937-1980-
Palavras-chave: dc.subjectVanguard (Aesthetics)-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleMarcas do experimental no cinema:um estudo sobre Câncer-
Título: dc.titleBrands of experimental film: a study on Cancer-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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