Análise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMurta, Aurélio Lamare Soares-
Autor(es): dc.contributorLevy, Ariel-
Autor(es): dc.contributorSilva, Eduardo Camilo da-
Autor(es): dc.contributorCastro Júnior, Joel de Lima Pereira-
Autor(es): dc.creatorMotta, Felipe dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769091-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo principal analisar as potencialidades no uso da intermodalidade como alternativa para redução de custos logísticos pelas empresas brasileiras através de um estudo de caso. Para isto, o trabalho apresenta, caracteriza e conceitua historicamente o surgimento e o uso dos diferentes modais no brasil. Em seguida, explica os benefícios e gargalos do uso da intermodalidade no Brasil e apresenta o estudo de caso real de uma empresa brasileira, definindo o tipo da carga, o trajeto, as opções de intermodalidade e seus custos. Por fim, analisa os resultados obtidos verificando a viabilidade da intermodalidade. O estudo de caso apontou as vantagens e desvantagens em termos de custo, tempo de transporte e periodicidade em comparação do modal rodoviário frente a opção pouco utilizada no Brasil da intermodalidade. Segundo os estudos, em uma rota considerada curta, a opção pelo modal rodoviário é evidentemente benéfico em todos os aspectos estudados. Porém, em uma rota de distância média, de São Paulo à Bahia, a opção pelo melhor modal é claramente uma decisão baseada na necessidade ou não de um transporte mais rápido, visto o equilíbrio dos custos de frete. Já na rota longa, fica evidente a diferença dos custos dos transportes rodoviários frente à opção pela intermodalidade. Ainda assim, o tempo de transporte da intermodalidade é superior, porém os custos desta operação chegam a ser quase 300% menor. Em conclusão, um país de dimensões continentais como o Brasil, com costa navegável imensa e atividade produtiva ao longo desta, depõe contra a desequilibrada matriz de transportes que se apresenta, evidenciando grande potencial para redução dos custos logísticos do país pelo conhecimento dos benefícios da intermodalidade, principalmente alinhada à melhoria de gestão de recursos das empresas, com aprimoramento do planejamento logístico e de pesquisa organizacional-
Descrição: dc.descriptionThe present work had as main objective analyze the potentialities of the use of intermodality as an alternative to reduce logistics costs by Brazilian companies presenting the study of a real case. For this, this work presents, characterizes and conceptualizes historically the emergence and the use of the different modalities in Brazil. It then explains the benefits and bottlenecks of the use of intermodality in Brazil and presents the actual case of study of a Brazilian company, defining the type of cargo, the route, the intermodality options and their costs. Finally, it analyzes the results obtained verifying the feasibility of intermodality. The case of study pointed to the advantages and disadvantages in terms of cost, transportation time and periodicity in comparison of the modal mode versus the little used option in Brazil of intermodality. According to the studies, in a route considered short, the option by the modal road is of course beneficial in all aspects studied. However, in a medium distance route, from São Paulo to Bahia, the option for the best modal is clearly a decision based on the necessity or not of a faster transportation, considering the balance of freight costs. On the long route, the difference in road transport costs is clear compared to the option for intermodality. Even so, the intermodality transportation time is higher, but the costs of this operation are almost 300% lower. In conclusion, a country with continental dimensions such as Brazil, with an immense navigable coast and productive activity along this one, testifies against the unbalanced transport matrix that presents itself, showing great potential for reducing the logistic costs of the country by knowing the benefits of intermodality, mainly aligned with the improved management of corporate resources, with improved logistical planning and organizational research-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectIntermodalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCabotagem-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectLogistics-
Palavras-chave: dc.subjectIntermodality-
Palavras-chave: dc.subjectCabotage-
Título: dc.titleAnálise das potencialidades do uso da intermodalidade pelas empresas brasileiras: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.