Análise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Priscilla Cristina Cabral-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Elaine Aparecida-
Autor(es): dc.contributorMello, Maria Helena Campos Soares de-
Autor(es): dc.creatorCaldas, Jéssica Acquarone Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5453-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769083-
Descrição: dc.descriptionA Tecnologia da Informação (TI) vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano das empresas, seja por pressões externas de mercado ou por necessidades internas de controle das informações produzidas. Apesar de diversos estudos realizados sobre as consequências da adoção de TI nas organizações, poucos são aplicados a empresas de varejo, de pequeno porte, do ramo de lojas de conveniência. O objetivo desse projeto é analisar a contribuição da TI em lojas de conveniência no município do Rio de Janeiro. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa, estudo de casos múltiplos, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Foram aplicados roteiros de perguntas abertas e fechadas aos usuários das TIs das seis lojas de conveniência da amostra e ao funcionário da empresa responsável pela implantação das TIs nessas lojas. Nas perguntas fechadas, considerou-se os indicadores encontrados na revisão de literatura. Assim, foi possível identificar os principais benefícios e dificuldades resultantes da adoção de TI na amostra considerada, a fim de observar possibilidades de melhoria nos investimentos em TI por parte da empresa franqueadora das lojas de conveniência, em parceria com a empresa responsável pela implantação. Os resultados das perguntas fechadas foram analisados em quatro dimensões propostas: estratégica, financeira, organizacional e técnica. Concluiu-se, por meio do estudo, maior impacto da TI na promoção de produtos, redução de custos, lucratividade, controle organizacional/gerencial e competitividade. Em relação ao software, os atributos melhor avaliados pelos usuários foram adequação do software, precisão da informação, facilidade de uso, confiabilidade e utilidade. Quanto aos atributos treinamento e suporte/assistência, observou-se grande insatisfação dos usuários do software-
Descrição: dc.descriptionInformation Technology (IT) is becoming increasingly present in companies' daily lives, whether due to external market pressures or internal needs to control the information produced. Although many studies have been done on the consequences of IT adoption in organizations, few of them are applied to small retail businesses in the convenience store business. The objective of this project is to analyze the contribution of IT in convenience stores in the city of Rio de Janeiro. For that, a qualitative approach, multiple case study, semi- structured interviews and direct observation were used. Open and closed questionnaire scripts were applied to IT users from the six convenience stores in the sample and to the company employee responsible for IT deployment in those stores. In the closed questions, it was considered the indicators found in the literature review. Thus, it was possible to identify the main benefits and difficulties resulting from the adoption of IT in the sample considered, in order to observe possibilities of improvement in IT investments by the franchising company of convenience stores, in partnership with the company responsible for the implementation. The results of the closed questions were analyzed in four proposed dimensions: strategic, financial, organizational and technical. The study concluded that IT has a greater impact on product promotion, cost reduction, profitability, organizational/managerial control and competitiveness. In relation to the software, the attributes best evaluated by the users were software suitability, information accuracy, ease of use, reliability and utility. As for the training and support/assistance attributes, there was great dissatisfaction among software users-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectLojas de conveniência-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectLoja de conveniência-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectRetail-
Palavras-chave: dc.subjectConvenience stores-
Título: dc.titleAnálise da contribuição da tecnologia da informação em lojas de conveniência no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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