Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Fernando da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769079 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professor | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovem-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências sociais | - |
Título: dc.title | Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: