Licenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.creatorTorres, Fernando da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769079-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretendeu a partir das experiências dos estágios obrigatórios somadas às perspectivas teóricas trabalhadas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, discorrer de maneira descritiva e crítica os percursos, as vivências e os questionamentos de um licenciando em diferentes espaços escolares. O objetivo é apresentar algumas reflexões relativas à prática do docente de sociologia no Ensino Médio tendo em vista o processo de formação inicial. Duas questões tecem e estruturam a análise aqui desenvolvida: como garantir a apropriação e a socialização do conhecimento sociológico nas condições reais do processo escolar? Como a licenciatura pode contribuir para uma formação docente que, considerando os dilemas presentes nas realidades escolares, enseje a abertura de possibilidades criativas de atuação? Entre as conclusões anunciadas por este estudo, o estágio supervisionado intenso e orientado figura como uma etapa fundamental deste importante rito de passagem para a construção identitária do futuro professor-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectJovem-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio curricular-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Título: dc.titleLicenciatura e escola: reflexões sobre o processo de formação inicial e o ensino da sociologia no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.