Livro como unidade de memória: questões de preservação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJustiniano, Fatima Auxiliadora de Souza-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Gonzalo Rubén-
Autor(es): dc.contributorHenriques, Fátima do Rosário Marotta-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Camila Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24343-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769066-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso segue por tipologia a pesquisa bibliográfica, buscando a partir do aporte teórico, das áreas da Biblioteconomia e da Antropologia contribuir a temática da preservação e da memória. Objetivando contextualizar e aprofundar o debate da materialidade do livro, através das categorias de memória coletiva e individual, pelo viés da cultura e de seus objetos, relaciona os livros enquanto bens culturais, propondo análise por meio de suas características e marcas, pelos olhos da Bibliologia; partes constituintes de sua informação e de sua própria história. Traça assim, do desenvolvimento dos suportes de escrita ao advento do livro. Apresenta e sintetiza terminologias presentes na área da preservação para maior compreensão, ressaltando a importância da manutenção do estado de conservação dos suportes e das atividades que possibilitem sua perpetuação, e acesso, com foco na conservação preventiva, tendo a preservação como função primordial das instituições que possuem acervos de memória.-
Descrição: dc.descriptionThe present course conclusion work follows the bibliographical research by typology, seeking, from the theoretical contribution, from the areas of Library Science and Anthropology, to contribute to the theme of preservation and memory. Aiming to contextualize and deepen the debate on the materiality of the book, through the categories of collective and individual memory, through the bias of culture and its objects, it lists books as cultural assets, proposing their analysis through their characteristics and brands, through the eyes of the Bibliology; constituent parts of its information and its own history. It thus traces the development of writing supports to the advent of the book. It presents and synthesizes terminologies present in the preservation area for a better understanding, emphasizing the importance of maintaining its conservation state and the activities that enable its perpetuation, and access, focusing on preventive conservation, with preservation as the mains function of institutions that have memory collections.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação-
Palavras-chave: dc.subjectLivro (história)-
Palavras-chave: dc.subjectBibliologia-
Palavras-chave: dc.subjectPreservação de documento-
Palavras-chave: dc.subjectLivro-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectPreservation-
Palavras-chave: dc.subjectBook (history)-
Palavras-chave: dc.subjectBibliology-
Título: dc.titleLivro como unidade de memória: questões de preservação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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